Ouça a reportagem de Monize Zampieri para a CBN Ribeirão
A volta de Dárcy Vera à administração de Ribeirão Preto ocorre em um momento de turbulência em diversas áreas cruciais para a população. Habitação, educação, saúde e finanças enfrentam impasses que geram insatisfação e levantam questionamentos sobre a gestão municipal.
Habitação: Impasse na Permuta de Áreas
Na área de habitação, a principal questão é a falta de diálogo entre o governo municipal e os movimentos de moradia popular. A pendência central reside na permuta de áreas: os movimentos aguardam a indicação de um terreno adequado para a construção de moradias populares, em troca de uma área recebida do governo federal, porém inadequada para tal fim por estar localizada em um distrito industrial.
A prefeitura alega entraves para a permuta, como a ausência da posse da área por parte dos movimentos, a necessidade de alteração na lei de uso e ocupação do solo (o que só será possível após fevereiro de 2015) e a inadequação das áreas indicadas pelos movimentos, seja por se tratar de uma área de preservação permanente, seja por já haver planos da prefeitura para a área.
Leia também
Diante da falta de acordo, os movimentos de moradia popular organizaram um protesto em frente ao Palácio do Rio Branco, buscando pressionar a administração municipal a encontrar uma solução para o impasse.
Saúde: Ameaça de Greve dos Servidores
A situação na área da saúde é particularmente preocupante, com os servidores ameaçando entrar em greve devido ao não cumprimento da lei das 30 horas, que prevê a redução da jornada de trabalho. A questão se arrasta há tempos, gerando insatisfação e desconfiança entre os profissionais da saúde.
Uma assembleia foi convocada para definir as ações de protesto contra o governo municipal. O presidente do sindicato dos servidores expressou a insatisfação da categoria, alegando falta de confiança na administração e a disseminação de informações falsas.
Educação: Contratação de Professores e Questionamentos
Na educação, a contratação de professores emergenciais e efetivos para o ano letivo não foi suficiente para apaziguar os ânimos. Há questionamentos sobre a priorização de determinados profissionais em detrimento de outros, levantando suspeitas de favorecimento de docentes comissionados em vez de solucionar o problema da falta de professores.
Professores concursados e membros de associações da categoria manifestam preocupação com a possibilidade de alunos ficarem sem aula no início do ano letivo, evidenciando a necessidade de uma solução urgente para a questão.
A administração municipal informou que Dárcy Vera se reuniria em seu gabinete, sem especificar se haveria encontros com secretários ou com o vice-prefeito Marinho Sampaio.



