Produtores e governos dizem estar mais preparados e elencaram atividades para evitar novo desastre
A safra de cana-de-açúcar deste ano é marcada por uma preocupação predominante com a possibilidade de incêndios, Datagro 2025 discute incêndios que prejudicaram, como os que ocorreram no segundo semestre do ano passado. Produtores e governos afirmam estar mais preparados para enfrentar eventuais desastres climáticos.
O tema foi discutido na reunião da Datagro, Datagro 2025 discute incêndios que prejudicaram, realizada em Ribeirão Preto, que também abordou panoramas da moagem para a safra atual e a próxima. O foco principal foi a prevenção e o combate aos incêndios, que deixaram marcas significativas no agronegócio da região.
Medidas adotadas para prevenção e combate
Maurílio Biage, empresário do setor sucroenergético, destacou que os incêndios do ano passado foram sem precedentes e trouxeram importantes aprendizados. Segundo ele, apesar das dificuldades impostas pelo clima seco e ventos fortes, várias ações estão sendo implementadas para reduzir os riscos.
Leia também
José Guilherme Nogueira, CEO da Orplana, organização que reúne associações de produtores de cana do Brasil, revelou que os empresários investiram em treinamentos para brigadas de incêndio e na compra de caminhões-pipa. Ele ressaltou que os produtores têm aumentado esses investimentos, embora as brigadas ainda sejam menores que as das usinas, devido a diferenças econômicas.
Além disso, há um esforço conjunto para antecipar a colheita em áreas de maior risco, desde que isso seja bem planejado e acordado com as usinas, considerando a maturação da cana.
Diálogo com concessionárias e órgãos públicos: O CEO da Orplana também destacou a importância do diálogo com concessionárias que administram rodovias na região, já que muitos incêndios têm início nas margens das estradas. Ele explicou que o fogo geralmente começa fora dos canaviais, em limpezas de terrenos ou áreas próximas, o que dificulta a gestão dos produtores.
Guilherme Piá, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, afirmou que o governo estadual já traçou um plano de prevenção em parceria com municípios e iniciativa privada. O plano inclui a criação de um comitê de combate, locação de aeronaves, envolvimento de órgãos como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente, além da distribuição de kits de combate a incêndios para os municípios.
Compromisso da prefeitura de Ribeirão Preto
O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, participou do evento e reconheceu a falta de estrutura da Defesa Civil no município. Ele se comprometeu a reforçar os investimentos na área e a estruturar a Defesa Civil durante a reforma administrativa do governo municipal.
Segundo o prefeito, durante os incêndios do ano passado, foram as usinas e os produtores que atuaram no socorro à região, evidenciando a necessidade de planejamento e estruturação por parte do poder público.
Panorama
O planejamento e a prevenção são apontados como fatores essenciais para minimizar os danos de possíveis incêndios na safra de 2025. A expectativa é que as medidas adotadas evitem a repetição dos incêndios criminosos, que podem resultar em punições judiciais. Apesar da moagem de cana ter sido menor no último ciclo devido aos incêndios, a produção mostrou resiliência, e o setor acompanha com expectativa o sucesso das ações implementadas.