CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Declaração do Imposto de Renda pode ser feita a partir desta segunda-feira

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli
Declaração Imposto de Renda
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

A declaração do Imposto de Renda 2015, referente ao ano-base 2014, trouxe novidades para os contribuintes. O auditor da Receita Federal, Fábio Maurício Verre, e o contador Eber Carvalho, detalharam as inovações que visam facilitar e dar mais segurança ao processo de declaração, que teve início em 2 de março e se estendeu até 30 de abril.

Certificado Digital: Mais Segurança e Praticidade

Uma das principais novidades foi a possibilidade de utilizar o certificado digital para realizar a declaração online. Segundo os especialistas, essa opção oferece mais segurança ao contribuinte e representa um passo importante para a Receita Federal, que vislumbra um futuro onde todas as declarações serão feitas por meio desse sistema. O certificado digital, com um custo acessível (entre R$270 e R$300 para três anos), garante a autenticidade da assinatura eletrônica e permite o acesso à declaração de qualquer dispositivo, além de oferecer outras vantagens, como o acesso à declaração de pessoa jurídica.

Rascunho da Receita: Organização e Facilidade no Preenchimento

Para auxiliar o contribuinte a não esquecer de informações importantes, como mudanças ocorridas ao longo do ano ou lançamentos dedutíveis, a Receita Federal disponibilizou o rascunho da receita por meio de aplicativos. Essa ferramenta permite que o contribuinte registre as informações no banco de dados no momento em que ocorrem, facilitando o acesso aos dados na hora de declarar. Para utilizar o rascunho em dispositivos móveis, é necessário cadastrar os dispositivos e uma palavra-chave no portal e-CAC (Centro de Atendimento ao Contribuinte). Por exemplo, ao retornar de uma consulta ao dentista em junho, o contribuinte já pode inserir essa informação no rascunho, mantendo seus dados organizados ao longo do ano.

Declaração Pré-Preenchida: Agilidade e Redução de Erros

Outra medida para facilitar a vida do contribuinte foi a declaração pré-preenchida. Segundo Fábio Maurício Verre, essa funcionalidade permite importar um arquivo com informações já disponíveis no portal e-CAC para o computador do contribuinte. Para utilizar essa ferramenta, é necessário possuir o certificado digital. A declaração pré-preenchida contém informações de imposto retido na fonte, dados da declaração do ano anterior, informações da DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) e da DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias). Esta última é preenchida pelas imobiliárias, informando à Receita Federal os valores de aluguéis recebidos por pessoas físicas, que podem ser recuperados pelo contribuinte por meio da declaração pré-preenchida.

Durante a entrevista, os especialistas também abordaram os principais erros cometidos no preenchimento da declaração, como a omissão de rendimentos de dependentes que iniciam estágios ou a falta de informação sobre rendimentos de aposentadoria para quem se aposentou no ano anterior. Em caso de erros, a correção deve ser feita por meio da página da Receita Federal para evitar a malha fina. Os especialistas alertaram para o fato de que 70% das declarações são entregues na última semana do prazo, recomendando que os contribuintes se antecipem para evitar transtornos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.