CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Defesa Agropecuária de SP realiza fiscalização em propriedades rurais de Monte Azul

Ação é feita depois que duas galinhas de um sítio testaram positivo para gripe aviária; especialistas comentam
Defesa Agropecuária de SP realiza fiscalização
Ação é feita depois que duas galinhas de um sítio testaram positivo para gripe aviária; especialistas comentam

Ação é feita depois que duas galinhas de um sítio testaram positivo para gripe aviária; especialistas comentam

Técnicos da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo realizam fiscalização em propriedades rurais de Monte Azul Paulista após a confirmação de casos de gripe aviária na região. Duas galinhas de um sítio local testaram positivo para a doença, Defesa Agropecuária de SP realiza fiscalização, conforme exames do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Campinas.

Origem da contaminação e medidas adotadas

A suspeita é que a contaminação tenha ocorrido por meio de aves silvestres migratórias, especificamente patos que passaram por um lago na fazenda, transmitindo o vírus às galinhas. A propriedade onde o foco foi identificado está isolada, com cerca de 50 aves sacrificadas para conter a disseminação. O local permanecerá em quarentena por 28 dias, sem contato com outros animais.

Monitoramento e orientação aos criadores: Desde o início da semana, equipes da Defesa Agropecuária fiscalizam áreas em um raio de 10 quilômetros para monitorar e orientar criadores de aves. O Programa Estadual de Sanidade Avícola alerta para sinais neurológicos em aves, como andar em círculos, torcicolo e tremores, que indicam possível infecção. O contato com o serviço de Defesa Agropecuária pode ser feito pelo site defesa.agricultura.sp.gov.br.

Fiscalização em granjas comerciais e criações urbanas: Seis granjas comerciais próximas à propriedade afetada foram inspecionadas. A proximidade com a zona urbana, a cerca de 700 metros da cidade, preocupa as autoridades. Além das grandes granjas, também são fiscalizadas pequenas criações em quintais, inclusive na área urbana, em parceria com órgãos de saúde.

Risco para a população e consumo seguro

Apesar do decreto de estado de atenção sanitária em Monte Azul Paulista, a secretária de Agricultura, Carina Fiorese, afirma que não há risco para a população.

“Não há risco para a população. O consumo de carne e ovos de aves é considerado seguro, desde que os alimentos sejam devidamente cozidos”, afirmou.

Ela reforça que não há motivo para pânico, mas recomenda atenção a alterações nas aves domésticas.

Entenda melhor

A gripe aviária é uma doença viral que afeta aves e pode ser transmitida por contato direto com secreções ou fezes contaminadas. A prevenção inclui isolamento de animais infectados, monitoramento constante e orientação aos criadores para identificar sintomas. O controle rápido é essencial para evitar a propagação da doença e garantir a segurança alimentar.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.