Outras 25 cidades da região também devem fazer essa ação pensando nos possíveis casos de focos de incêndio
Com o aumento da estiagem na região, as autoridades intensificam os preparativos para combater incêndios florestais.
Treinamento em Serrana
Em resposta à crescente preocupação com a seca e o risco de incêndios, a Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou um treinamento em Serrana, com a participação de 25 cidades da região. O treinamento capacitou bombeiros, agentes da Defesa Civil e outros profissionais para agirem com mais rapidez e eficiência no combate a incêndios.
Prevenção e Combate
O treinamento focou em novas técnicas para combater pequenos e médios focos de incêndio. O objetivo é preparar os agentes municipais e brigadistas para uma resposta mais eficaz do que em anos anteriores, envolvendo a sociedade na prevenção, especialmente durante o período de seca. O tenente-coronel Rodrigo Quintino, coordenador da Defesa Civil, destacou a importância da participação da comunidade na prevenção de incêndios.
Leia também
Ações Integradas
A ação integrada entre municípios, bombeiros, polícias, e a Defesa Civil visa melhorar a coordenação e a resposta em situações de emergência. A promotora do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente) acompanhou o treinamento, reforçando o compromisso com a investigação de incêndios criminosos. A prevenção é crucial para evitar a destruição de áreas de proteção ambiental, como a Mata de Santa Teresa e a reserva de Jataí, que sofreram danos significativos em anos anteriores. Ações como evitar queimadas, soltura de balões e o descarte irregular de lixo são fundamentais para a proteção das áreas verdes.
A iniciativa demonstra um esforço conjunto para proteger as áreas urbanas e rurais, combinando treinamento, prevenção e investigação de causas criminosas. A detecção precoce e o monitoramento são essenciais para conter os incêndios antes que se tornem desastres de grandes proporções.



