Felipe Carmelo Torres Zaupa, diretor do Centro de Gerenciamento de Emergência, fala sobre como cuidar da saúde neste período
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre o tempo seco que afeta o estado, especialmente o interior. O índice de umidade relativa do ar está em queda e a tendência é que continue caindo, impactando diretamente a saúde da população.
Tempo Seco no Interior Paulista
Segundo o Capitão PM Felipe Carmelo Torres Alpa, diretor do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, o período de chuvas intensas na região Sudeste termina em meados de abril. Em maio, começa um período de neutralidade que antecede a estiagem, iniciando-se primeiro no interior do estado devido à sua característica mais seca e à presença de plantações, que absorvem a umidade. Com o final de maio e início de junho, a previsão é de ausência de chuvas e umidade baixa.
Impactos e Cuidados com a Saúde
A baixa umidade do ar impacta a saúde, a agricultura e as rodovias. Para proteger a saúde, recomenda-se humidificar as narinas, manter os ambientes residenciais umidificados (com umidificadores, panos molhados ou baldes com água, principalmente em locais com ar condicionado). É importante evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes e aglomerações em ambientes fechados com ar condicionado, para reduzir o risco de desidratação e transmissão de doenças.
Leia também
Prevenção e Conscientização
A persistência do tempo seco exige cuidados preventivos para preservar a saúde e o bem-estar da população. A conscientização sobre os riscos e a adoção das medidas recomendadas são essenciais para minimizar os impactos negativos desse período.



