CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Defesa Civil emitiu alerta de incêndios para 16 regiões de São Paulo na semana passada

Ao todo, 48 municípios seguem em 'alerta máximo' para riscos de novo focos; capitão Farina, da Defesa Civil, traz os detalhes
alerta de incêndios
Ao todo, 48 municípios seguem em 'alerta máximo' para riscos de novo focos; capitão Farina, da Defesa Civil, traz os detalhes

Ao todo, 48 municípios seguem em ‘alerta máximo’ para riscos de novo focos; capitão Farina, da Defesa Civil, traz os detalhes

Incêndios no Estado de São Paulo: Situação Atual

O diretor de Comunicação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Capitão Roberto Farina Filho, concedeu entrevista detalhando a situação dos incêndios que atingiram o estado. Segundo ele, atualmente, não há mais focos ativos de incêndio. Apesar disso, a Defesa Civil emitiu alerta na segunda-feira anterior, identificando 16 regiões com alto risco de incêndios e queimadas. Farina destaca que 90% das ignições são causadas por ação humana, e as condições climáticas, como a seca e a baixa umidade do ar, contribuíram para a proliferação dos focos.

Impacto e Assistência às Famílias

As regiões central, de Piracicaba, Campinas, Ribeirão Preto, Araçatuba e Marília foram as mais afetadas. Em relação à assistência às famílias, o capitão Farina informou que 810 pessoas ficaram desalojadas devido à fumaça, sendo que a maioria já retornou para suas casas. Atualmente, 80 pessoas ainda necessitam de apoio. A Defesa Civil, em conjunto com o Fundo Social, fornece cestas básicas e água potável aos desalojados.

Ações de Prevenção e Combate

Desde junho, o Estado de São Paulo está em fase vermelha da operação “São Paulo sem Fogo”, que envolve diversas agências, como a Fundação Florestal, Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental. Um gabinete de crise foi montado para coordenar as ações, com mais de 15 mil pessoas mobilizadas no combate aos incêndios no pico da crise. 45 dos 48 municípios em alerta máximo já decretaram situação de emergência. A entrevista também destacou a importância da conscientização da população para evitar novos incêndios, citando ações como jogar lixo, fazer queimadas e soltar balões.

O trabalho conjunto entre órgãos estaduais e municipais, voluntários e a comunidade é fundamental para o controle e a prevenção de novos focos de incêndio, principalmente com a previsão de estiagem prolongada até outubro. A Defesa Civil permanece em alerta e mobilizada para auxiliar a população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.