Trecho que divide os estados de São Paulo e Minas Gerais sofreu com acúmulo de lixo durante aumento da vazão em janeiro
Ponte de Colômbia-Planura sem risco de interdição
A ponte Gomercinho do Penteado, que liga Colômbia-Planura (MG) à Colômbia, não corre mais o risco de ser interditada devido ao nível do Rio Grande. Segundo Marie Inácia-Macedo Freitas, coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, os trabalhos de limpeza embaixo da ponte, na BR-364, foram concluídos na segunda-feira. A ação, solicitada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelo trecho, removeu o acúmulo de material orgânico causado pelo aumento da vazão do rio em janeiro.
Limpeza com apoio de Furnas e DNIT
Além da Defesa Civil, equipes da Eletrobras Furnas participaram da limpeza, que começou em 12 de fevereiro. O trabalho utilizou canoas e barcos para remover o material acumulado. O DNIT informou, por meio de nota, que monitora o nível da água da hidrelétrica de Marimbondo, localizada em Colômbia. Já Furnas afirmou cumprir rigorosamente as determinações dos órgãos reguladores na operação de suas hidrelétricas.
Cheia do Rio Grande e abertura de comportas
O risco de interdição da ponte estava associado à cheia do Rio Grande e à abertura das comportas da hidrelétrica de Marimbondo em 13 de janeiro, quando o reservatório atingiu quase 75% de sua capacidade. As comportas estavam fechadas desde 2012 e foram fechadas novamente após o nível atingir 78%. A ponte, inaugurada há 69 anos, é uma importante via alternativa entre os dois estados e para motoristas que seguem para a região Norte do país.
Leia também
A conclusão dos trabalhos de limpeza garante a segurança e a trafegabilidade da ponte, assegurando o fluxo de veículos e o acesso entre Colômbia-Planura e a região.



