CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Defesa Civil inicia campanha ‘São Paulo Sempre Alerta’

Objetivo é comunicar a população com celeridade sobre temporais e pontos com riscos de enchentes e deslizamentos
Defesa Civil inicia campanha ‘São Paulo
Objetivo é comunicar a população com celeridade sobre temporais e pontos com riscos de enchentes e deslizamentos

Objetivo é comunicar a população com celeridade sobre temporais e pontos com riscos de enchentes e deslizamentos

A partir de 4 de dezembro, Defesa Civil inicia campanha ‘São Paulo, o estado de São Paulo inicia a operação “São Paulo Sempre Alerta”, coordenada pela Defesa Civil estadual, com o objetivo de preparar as cidades para as fortes chuvas típicas do verão. A previsão do Clima Tempo indica que as chuvas deste dezembro devem superar as do ano anterior.

Operação e investimentos: Segundo o capitão Roberto Farina Filho, diretor de comunicação da Defesa Civil do estado, a operação ocorre anualmente, mas foi ampliada para abranger períodos anteriores ao verão devido às mudanças climáticas, que têm provocado eventos extremos fora da estação tradicional de chuvas. A operação se estenderá até o próximo ano e conta com um investimento de mais de 64 milhões de reais para modernização do monitoramento, incluindo a aquisição de radares e aparelhamento das defesas civis municipais.

Gabinete de crise e treinamentos: O gabinete de crise, que atuou durante o período de seca, permanece ativo para o monitoramento das chuvas, envolvendo órgãos públicos e privados relacionados ao tema. Além disso, foram realizados treinamentos ao longo do segundo semestre para os agentes da Defesa Civil, visando a preparação para possíveis emergências.

Nova tecnologia de alertas: Uma inovação apresentada é o sistema “Defesa Civil Alerta”, que utiliza tecnologia 4G e 5G para enviar alertas compulsórios diretamente aos celulares das pessoas que estiverem em áreas de risco, sem necessidade de cadastro prévio. Essa tecnologia complementa o sistema de SMS 499, que exige cadastro do CEP da localidade para envio de alertas. O novo sistema permite que, independentemente da localização do usuário, ele receba alertas relacionados ao local onde estiver.

Orientações à população: O capitão Farina destaca a importância da percepção de risco e da mudança de comportamento da população diante das mudanças climáticas e eventos extremos. Ele recomenda que as pessoas busquem informações em canais oficiais, evitem locais de inundação e não enfrentem a força das águas, seja a pé ou de veículo.

Informações adicionais

Em caso de emergência, os contatos são: Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar (190). A Defesa Civil também disponibiliza canais de comunicação via WhatsApp e redes sociais (@defesacivil.sp). O sistema SMS 499 continua ativo para envio de alertas mediante cadastro do CEP.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.