CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Defesa Civil interdita área onde muro de cooperativa de recicláveis cedeu no Branca Sales, em Ribeirão

Chuva intensa provocou colapso de muro, arrastou resíduos e veículos
Defesa Civil
Fabio Marchiselli/CBN Ribeirão

A Defesa Civil de Ribeirão Preto realiza nesta segunda-feira (9) a avaliação técnica da cooperativa de reciclagem no bairro Branca Sales, atingida por uma forte enxurrada no fim de semana. O muro do local cedeu com a força da água, que arrastou resíduos armazenados e espalhou material pelas vias próximas.

Segundo a Prefeitura, equipes da Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura, Fiscal Geral, RP Mobi e Guarda Civil Metropolitana acompanharam a ocorrência. No domingo (8), agentes estiveram na região para a limpeza das ruas atingidas.

Estragos

Moradores relataram prejuízos com veículos arrastados pela enxurrada. O motociclista Rafael Sacramento contou que a moto foi levada pela água e ficou danificada, assim como o carro do irmão, que também foi atingido.

“Minha moto foi danificada, não consegui pegar antes do temporal. Não tá funcionando, eu botei ela para cima, saiu bastante água dos escapamentos. Preciso dela para trabalhar. E aí ficou difícil para mim”, lamentou Rafael.

Vídeos gravados por moradores mostraram a força da água nas proximidades de um bar, com carros sendo arrastados. Segundo relatos, casas da região tiveram danos e diversos objetos foram perdidos.

Avaliação técnica

Em entrevista à CBN, o coordenador da Defesa Civil de Ribeirão Preto, Otávio Augusto Seminate, explicou que o volume de chuva registrado foi considerado extremamente atípico. De acordo com ele, foram 32 milímetros acumulados em cerca de 40 minutos, classificados como chuva muito forte.

Seminate afirmou que a enxurrada entrou na cooperativa pelo muro dos fundos, represou a água no interior do espaço e provocou o colapso da estrutura, com extravasamento de resíduos e água para as vias públicas.

“O volume pluviométrico de chuva no sábado (7) foi algo extremamente atípico. Conforme os dados técnicos da Defesa Civil, classificamos essa chuva como muito forte, o que traz inevitavelmente pontos de alagamentos severos, fortes enxurradas e pontos de inundação. O que presenciamos aqui no Branca Sales, nesse centro de reciclagem, foi uma calamidade”, destacou o coordenador da Defesa Civil.

Recomendações

A Defesa Civil e o Departamento de Engenharia da prefeitura indicaram três medidas emergenciais no local para evitar que a situação se repita no local.

“A recomendação de segurança emergencial que já está sendo proferida pela Defesa Civil e pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura são três. Uma, a demolição e reconstrução imediata do muro que dá acesso a via pública, a extração das duas árvores que margeiam a calçada devido ao risco de queda e a realocação dos resíduos no interior do depósito e do galpão para pontos onde a enxurrada não trafegue. Então, com adoção dessas três providências emergenciais, nós temos a impressão de que risco de novo colapso com extravasamento de resíduo e água para via pública será reduzido”, explicou Seminate.

Orientações

A recomendação do coordenador regional da Defesa Civil para situações de chuvas intensas como a que ocorreu no último sábado (7) é permanecer em local seguro, evitar atravessar pontos alagados e não estacionar veículos sob árvores ou estruturas metálicas.

Ele destacou que, em caso de enxurrada, pessoas e veículos podem ser arrastados mesmo com lâminas de água consideradas baixas, visto que uma pessoa pode ser arrastada por uma enxurrada de 15 centímetros e com 30 carros podem ser levados. A orientação é que, em situações de risco, a população acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.