CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Defesa Civil monitora 15 pontos críticos e propícios a alagamentos em Ribeirão Preto

Comunidades da Locomotiva e Brejo, na Zona Norte de Ribeirão, tiveram registros de enchentes, assim como a Via Norte
Defesa Civil monitora 15 pontos críticos
Comunidades da Locomotiva e Brejo, na Zona Norte de Ribeirão, tiveram registros de enchentes, assim como a Via Norte

Comunidades da Locomotiva e Brejo, na Zona Norte de Ribeirão, tiveram registros de enchentes, assim como a Via Norte

Em Ribeirão Preto, na zona norte onde estão localizados os estúdios da CBN, Defesa Civil monitora 15 pontos críticos, voltou a chover recentemente. Embora a chuva não tenha sido forte, preocupa devido ao solo já estar muito encharcado. Segundo a Defesa Civil, choveu 88 milímetros nas últimas 24 horas e 37 milímetros nas últimas 12 horas.

Monitoramento e áreas de risco: A Defesa Civil monitora 15 pontos de risco na cidade, Defesa Civil monitora 15 pontos críticos, incluindo áreas cortadas por córregos, regiões baixas alagadas e comunidades vulneráveis. Entre as comunidades monitoradas estão Locomotiva, no Jockey Club; Vila União, na Via Norte; e Brejo, próximo à Romano-coró, na região da Costa Silva.

As avenidas sob vigilância incluem Pascó e Neck, Del Moperdiza, Sul Brasola, Costa, Presidente Vargas, Carlos Consone, Cara Amuru, Gerônimo Gonçalves, Francisco Junqueira (especialmente no trecho com Maria de Jesus Condeixa) e Maurílio Biage com Presidente Kennedy.

Alagamentos e interdições na Via Norte

A Via Norte foi a mais afetada pelas chuvas, com quatro pontos de alagamento ainda monitorados. São eles: Via Norte com Euclides Figueiredo (acesso ao Simione e Quintino), Via Norte com Rua São Francisco (acesso para moradores e comerciantes do Ipiranga), Via Norte com Rua Pernambuco (continuação da Coronel Américo Batista) e Via Norte com Capitão Salomão. Esses locais tiveram interdições e continuam sob monitoramento e limpeza, com presença de lama, pedras, buracos e vazamentos de esgoto. Os pontos estão sinalizados com cavaletes, causando redução nas faixas da direita e da esquerda.

Situação crítica na Pascó e Neck: O trecho da Pascó e Neck, próximo ao comando do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, apresenta a situação mais grave. A lagoa do condomínio Rosa dos Ventos e outra próxima ao Corpo de Bombeiros transbordaram, inundando a via e as galerias de escoamento, o que impede a liberação do tráfego. Motoristas que vêm da Mojiana e Oscar de Moura Laceda no sentido centro precisam fazer desvios pela Rua México e Jardim de Independência. Quem vem no sentido oposto deve virar à esquerda após o comando da Polícia Militar e passar pelo bairro para seguir viagem.

A situação não tem previsão de normalização devido ao acúmulo de água e sobrecarga no sistema de escoamento. A empresa responsável pelo trânsito em Ribeirão Preto (RPMob) sinalizou os desvios e há presença da Guarda Civil Metropolitana para monitorar a área e evitar riscos aos motoristas. A Defesa Civil alerta para que ninguém se arrisque a atravessar áreas alagadas, pois podem existir buracos, tampas de bueiros soltas e outros perigos.

Apoio às comunidades e orientações: Além do monitoramento, a Defesa Civil e a Assistência Social de Ribeirão Preto atuam no acolhimento das famílias afetadas, que perderam móveis, roupas e necessitam de alimentos. Em casos de emergência, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

Em situações de tempestade, a recomendação é evitar ficar sob árvores, em campo aberto e buscar abrigo seguro.

Informações adicionais

As chuvas também provocaram o fechamento do Bosque Geológico Fábio Barreto, no Morro do São Bento. Conforme o plano de manejo do parque, quando o acumulado de chuva em três dias atinge 125 milímetros ou mais, o acesso é interrompido para evitar riscos como deslizamentos e queda de árvores. A Defesa Civil atualizou que Ribeirão Preto registrou 178 milímetros de chuva nas últimas 48 horas, ultrapassando o limite para a abertura do parque.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.