Avenida Via Norte chegou a ter acessos bloqueados na manhã desta quarta (28) por conta dos riscos de enchentes
Ribeirão Preto enfrenta alerta de transbordamento de barragens devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde o início da semana. A Defesa Civil monitora 24 horas por dia o nível de três barragens localizadas acima da Avenida de Almo, Perdiza, e outras duas na região de Bom Fim Paulista.
Monitoramento Intensificado
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Ribeirão Preto e subcomandante da Guarda Civil Metropolitana, Thiago Caldeira, o monitoramento preventivo é realizado por diversos departamentos, incluindo a Defesa Civil, a Guarda Civil Metropolitana e o Departamento de Infraestrutura. Estudos recentes, em conjunto com a Defesa Civil Estadual, incluíram ações preventivas como dragagem, desassoreamento e limpeza dos locais para garantir a segurança da população. Apesar do nível das barragens estar alto, a vazão da água é normal, o que reduz o risco de transbordamento.
Problema do Lixo
Um grande problema identificado é o acúmulo excessivo de lixo nos rios e córregos da cidade, inclusive próximo às barragens. A Defesa Civil apela à população para o descarte correto de resíduos, evitando que o lixo obstrua o fluxo de água e agrave a situação.
Recomendações e Previsões
Em caso de emergência, a população deve contatar imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 199 ou a Guarda Civil Metropolitana pelo 153. A previsão é de chuvas intensas até o final da semana, segundo alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Apesar de o céu estar parcialmente aberto em algumas áreas da cidade, como a zona norte, a Defesa Civil mantém o monitoramento constante e reforça a importância da prevenção.



