CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Defesa Civil reforça efetivo para atender a população em casos de tempestades

Período de verão tem maior incidência de temporais, o que pode levar a alagamentos e deslizamentos de terra
Defesa Civil tempestades
Período de verão tem maior incidência de temporais, o que pode levar a alagamentos e deslizamentos de terra

Período de verão tem maior incidência de temporais, o que pode levar a alagamentos e deslizamentos de terra

Ribeirão Preto terá um dia de sol com aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde. À noite, o tempo fica aberto. A mínima foi de 24°C e a máxima deve chegar a 36°C, podendo ser o dia mais quente do ano até o momento.

Previsão e alertas

O calor intenso e as chuvas fortes são características do verão e estão influenciadas pelo fenômeno El Niño, aliado à passagem de frentes frias. Meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo alertam para tempestades, rajadas de vento, quedas de raio e granizo. A Operação São Paulo Sempre Alerta, iniciada em dezembro e estendendo-se até março/abril, reforça o monitoramento e a emissão de alertas.

Acesso aos alertas e segurança

A população pode acessar os alertas da Defesa Civil por meio das redes sociais (@defesacivilsp) e por SMS, enviando uma mensagem com o CEP para o número 40199. O serviço é gratuito e permite múltiplos cadastros. O tenente Mateus Roncato, da CGE, destaca a importância da prevenção e da atenção a áreas de alagamento, alertando que até 15 centímetros de água já representam um risco significativo. A Defesa Civil do Estado trabalha em conjunto com os municípios, oferecendo treinamentos e suporte para garantir uma resposta eficiente em situações de emergência.

Recomendações e perspectiva

Apesar de Ribeirão Preto não ser a região mais atingida pelas chuvas, a atenção deve ser redobrada, principalmente em áreas vulneráveis. A previsão indica chuvas mais persistentes para o final de semana. O cenário de chuvas intensas e eventos climáticos extremos, potencializado pelo El Niño, deve se estender até março e abril. É fundamental acompanhar os alertas, evitar deslocamentos desnecessários em dias de chuva forte e priorizar a segurança pessoal. A população deve estar atenta e tomar precauções para evitar acidentes.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.