CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Defesa Civil treina agentes para período de estiagem

Falta de chuva na região de Ribeirão Preto causa vários incêndios nessa época do ano
estiagem
Falta de chuva na região de Ribeirão Preto causa vários incêndios nessa época do ano

Falta de chuva na região de Ribeirão Preto causa vários incêndios nessa época do ano

Combate aos Incêndios em Ribeirão Preto: Defesa Civil se Prepara para Período de Seca

A Defesa Civil do Estado de São Paulo está se preparando para enfrentar os meses mais secos do ano em Ribeirão Preto, período em que os riscos de incêndios e problemas de saúde aumentam significativamente. Segundo a Coronel Helena dos Santos Reis, além do treinamento dos agentes, serão mapeados os locais mais críticos em relação à incidência de queimadas.

Treinamento Multidisciplinar e Equipamentos

O treinamento é multidisciplinar, abordando o funcionamento do sistema estadual de proteção e defesa civil, a elaboração de planos de contingência, técnicas de prevenção, controle, monitoramento e combate a incêndios florestais, e as técnicas do Corpo de Bombeiros para preservação e combate a queimadas. A ação também conta com a participação do policiamento ambiental, abordando crimes ambientais, e da Superintendência de Controle de Endemias (SUSEM), que apresentará a situação do mosquito Aedes aegypti na região. Todos os envolvidos receberão um kit de combate a incêndios florestais, contendo abafador, sacão, enxadão, bomba costal, luvas, óculos, cantil e lanterna.

Prevenção e Ações Municipais

Para receberem o material, os municípios precisam ter uma defesa civil regulamentada e estruturada, além de apresentar a certificação de quatro agentes capacitados como brigadistas. Uma oficina preparatória para o combate aos incêndios foi realizada na última quinta-feira no auditório da CPFL. Entre janeiro e março deste ano, foram registrados 196 focos de queimadas na região, muitos deles propositais, causados por atos como jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias e atear fogo em lixo em terrenos baldios. Essas práticas prejudicam a qualidade do ar e reduzem a umidade. Em caso de avistamento de fumaça, a recomendação é ligar para os bombeiros pelo telefone 193.

A iniciativa demonstra o comprometimento das autoridades em minimizar os impactos negativos causados pelos incêndios durante a estação seca, protegendo a população e o meio ambiente.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.