Falta de chuva na região de Ribeirão Preto causa vários incêndios nessa época do ano
Combate aos Incêndios em Ribeirão Preto: Defesa Civil se Prepara para Período de Seca
A Defesa Civil do Estado de São Paulo está se preparando para enfrentar os meses mais secos do ano em Ribeirão Preto, período em que os riscos de incêndios e problemas de saúde aumentam significativamente. Segundo a Coronel Helena dos Santos Reis, além do treinamento dos agentes, serão mapeados os locais mais críticos em relação à incidência de queimadas.
Treinamento Multidisciplinar e Equipamentos
O treinamento é multidisciplinar, abordando o funcionamento do sistema estadual de proteção e defesa civil, a elaboração de planos de contingência, técnicas de prevenção, controle, monitoramento e combate a incêndios florestais, e as técnicas do Corpo de Bombeiros para preservação e combate a queimadas. A ação também conta com a participação do policiamento ambiental, abordando crimes ambientais, e da Superintendência de Controle de Endemias (SUSEM), que apresentará a situação do mosquito Aedes aegypti na região. Todos os envolvidos receberão um kit de combate a incêndios florestais, contendo abafador, sacão, enxadão, bomba costal, luvas, óculos, cantil e lanterna.
Prevenção e Ações Municipais
Para receberem o material, os municípios precisam ter uma defesa civil regulamentada e estruturada, além de apresentar a certificação de quatro agentes capacitados como brigadistas. Uma oficina preparatória para o combate aos incêndios foi realizada na última quinta-feira no auditório da CPFL. Entre janeiro e março deste ano, foram registrados 196 focos de queimadas na região, muitos deles propositais, causados por atos como jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias e atear fogo em lixo em terrenos baldios. Essas práticas prejudicam a qualidade do ar e reduzem a umidade. Em caso de avistamento de fumaça, a recomendação é ligar para os bombeiros pelo telefone 193.
Leia também
A iniciativa demonstra o comprometimento das autoridades em minimizar os impactos negativos causados pelos incêndios durante a estação seca, protegendo a população e o meio ambiente.



