Especialista em em fonética forense irá investigar informações obtidas por escutas telefônicas
A operação Sevandíja resultou em cerca de 70 mil arquivos de áudio, que estão sob análise da defesa do ex-secretário da Educação, Angelo Inverniz Lopes. Nesta quinta-feira, o perito criminal Ricardo Molina esteve em Ribeirão Preto para discutir a apuração paralela que pretende realizar nesses materiais.
Análise dos Metadados
Segundo Molina, os metadados – informações sobre os grampos – são cruciais para verificar a originalidade e a legalidade das gravações. Ele destaca a importância desses dados para identificar as linhas telefônicas gravadas e seus proprietários, uma tarefa complexa considerando o grande volume de material. Sem os metadados, a equipe não consegue nem determinar quais linhas foram monitoradas.
A Perícia Impossibilitada
A defesa busca garantir a legalidade e a integralidade das gravações, verificando se todas as interceptações foram entregues. A ausência de gravações poderia levar à anulação de provas, segundo Molina. Atualmente, o material permanece com a equipe de investigação e ainda não foi liberado para a defesa, impossibilitando o início da perícia. Molina afirma que o trabalho só poderá começar após a liberação dos metadados, que serão confrontados com informações da operadora para garantir a autenticidade das gravações.
Leia também
Experiência Precedente e Implicações
Ricardo Molina é conhecido nacionalmente por seu trabalho na análise das gravações clandestinas entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista. Sua perícia anterior, que apontou cortes e falta de sequência lógica, foi posteriormente contestada pelo Instituto Nacional de Criminalística. A liberação dos áudios da operação Sevandíja pela Polícia Federal e pelo Gaeco é aguardada pela defesa, pois estes poderiam invalidar evidências contra o ex-secretário, que permanece preso, acusado de peculato, fraudes em licitação, organização criminosa, corrupção passiva e ativa. A situação mantém a expectativa sobre o desenrolar do processo e o impacto que a perícia de Molina poderá ter.



