CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Defesa de Guilherme Longo entra com pedido de habeas corpus

Ministério Público já havia indeferido o pedido da defesa do réu para mudar o local do julgamento
habeas corpus
Ministério Público já havia indeferido o pedido da defesa do réu para mudar o local do julgamento

Ministério Público já havia indeferido o pedido da defesa do réu para mudar o local do julgamento

A defesa de Guilherme Longo, acusado da morte do menino Joaquim Pontimarques em Ribeirão Preto, pediu o desaforamento do julgamento, alegando imparcialidade do júri na cidade e questões de segurança devido à grande repercussão do caso.

Imparcialidade do Júri e Segurança

O advogado Antônio Carlos Oliveira argumenta que a comoção popular e a repercussão nacional e internacional do caso comprometem a imparcialidade do júri em Ribeirão Preto. A defesa pretende apresentar provas testemunhais para reforçar essa alegação, além de justificar a necessidade de um local mais seguro para o julgamento de Longo.

Posição do Ministério Público

Os promotores de acusação, contudo, discordam. Marcos Túlio Nicolino afirma que não há provas suficientes para justificar a transferência do julgamento. Ele destaca que o instituto do desaforamento praticamente não existe mais, e que as duas testemunhas apresentadas pela defesa não são suficientes para modificar o cenário atual. O promotor ressalta ainda a capacidade da polícia local em garantir a segurança durante o julgamento e a inexistência de fatos concretos que comprovem a parcialidade do júri.

Próximos Passos

O advogado de Arthur Pais Marques, pai biológico de Joaquim, também acredita que não há motivos para a transferência do julgamento. A defesa de Guilherme Longo, insatisfeita, não descarta recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo. Caso o pedido de desaforamento seja negado, a defesa pretende apresentar diretamente ao Tribunal de Justiça de São Paulo provas que demonstrem a necessidade de mudança de local para o julgamento. Guilherme Longo, preso desde o ano passado na Espanha, responde por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.