CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deficientes estão tendo dificuldade para renovar cartões de estacionamento em Ribeirão

Além da burocracia, o prédio onde são emitidos os documentos não possui acessibilidade nem vagas especiais de estacionamento
Renovação cartão estacionamento deficientes
Além da burocracia, o prédio onde são emitidos os documentos não possui acessibilidade nem vagas especiais de estacionamento

Além da burocracia, o prédio onde são emitidos os documentos não possui acessibilidade nem vagas especiais de estacionamento

A veterinária Mariana Leite Francescini, portadora de esclerose múltipla, enfrenta dificuldades na renovação de seu cartão para estacionamento em vagas especiais. O benefício, obtido em 2016, venceu em abril, e a renovação exigiu a reapresentação de toda a documentação, incluindo cópias de RG, comprovantes e laudos médicos, mesmo já estando cadastrada.

Burocracia na Renovação de Cartões para Estacionamento

A mãe de Mariana, a professora Patrícia Ferreira Leite Francescini, também critica a burocracia envolvida no processo. A obtenção do cartão, que só é entregue após aprovação de toda a documentação, é dificultada pela necessidade de apresentar todos os documentos novamente a cada renovação. A entrega do cartão ocorre em um prédio da prefeitura na rua Cerqueira César, local de difícil acesso e sem vagas reservadas para deficientes, o que agrava a situação.

Depoimentos e Dificuldades

Regiane Aparecida de Lima, que sofreu um acidente de moto em 2008 e perdeu os movimentos da cintura para baixo, relata dificuldades semelhantes. Apesar de seu laudo médico indicar lesão permanente, ela precisa passar pelo processo de renovação a cada vez, apresentando diversos documentos. Roberto Bússelo, aposentado com prótese na perna, enfrenta a mesma burocracia a cada renovação, tendo que reapresentar toda a documentação.

Resposta da Prefeitura

O secretário de Assistência Social de Ribeirão Preto, Guido Desidério, justifica a necessidade de comprovação da deficiência por lei e afirma que o processo de renovação leva em média de 35 a 45 dias. Ele atribui atrasos anteriores a uma reestruturação no Sistema Público de Defesa do Produtor (SPPD), mas garante que a situação melhorou. Quanto à falta de acessibilidade no local de entrega dos cartões, a prefeitura promete analisar a situação.

A reportagem, com informações do IPTV e de Márcio Geriel para a CBN Ribeirão, destaca a necessidade de simplificação do processo de renovação de cartões para estacionamento em vagas especiais para pessoas com deficiência em Ribeirão Preto, melhorando a acessibilidade e reduzindo a burocracia enfrentada pelos cidadãos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.