Edson de Souza deu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (22) para divulgar resultados da operação ‘Conexão RP’
A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Conexão RP, que investiga um esquema de tráfico internacional de drogas com atuação em Ibertioga (MG).
Rota da Droga: Da Bolívia à Europa
O grupo criminoso, composto por um pai, um filho e um terceiro envolvido, importava pasta-base de cocaína da Bolívia. A droga era transportada por via aérea até Ibertioga, onde servia como ponto de logística. De lá, seguia para o porto de Santos (SP) e era destinada principalmente à Europa. As investigações apontam para o transporte de 300 a 500 kg de cocaína por avião, em voos que ocorriam semanal ou mensalmente, pelo menos nos últimos dois ou três anos.
Prisões e Apreensões
A operação resultou na prisão de três suspeitos e na apreensão de uma aeronave. Além disso, foram bloqueados veículos pertencentes aos investigados. A Polícia Federal também apura a lavagem de dinheiro relacionada ao tráfico. A investigação teve início em 2016 em Campinas (SP), após a apreensão de mais de 300 kg de pasta-base de cocaína pela Polícia Militar Rodoviária.
Leia também
Desdobramentos da Investigação
As investigações prosseguem para apurar a extensão da rede criminosa, tanto na Bolívia quanto no Brasil. A Justiça Federal em Campinas ficou responsável por conduzir o caso, devido à interceptação de um carregamento na região. Os suspeitos responderão por tráfico internacional de drogas e associação criminosa, crimes que podem resultar em penas de até 35 anos de prisão. A Polícia Federal ainda não confirmou a ligação dos presos a facções criminosas.



