Cury afirmou que o foco principal do trabalho vai ser combater os desmanches de veículos roubados e furtados
A região de Ribeirão Preto tem um novo diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 3 (Deinter 3), o delegado Jorge Amari Curinetto. Responsável pela investigação em 93 cidades, ele substitui João Ozinski Jr., que ficou no cargo por uma década. Em entrevista à CBN, Curinetto falou sobre seus planos para o combate à violência e as investigações policiais nos próximos anos.
Primeiros Passos e Estrutura do Deinter 3
O delegado destacou a estrutura hierárquica do Deinter 3, com oito delegacias seccionais (Barretos, Bebedouro, Araraquara, São Carlos, Franca, São Joaquim da Barra e Sertãozinho) que coordenam as delegacias e unidades especializadas. Há também a unidade de ensino, a unidade de inteligência policial e a Divisão de Operações (Dake), com foco em crimes contra o patrimônio, entorpecentes, lavagem de dinheiro e crime organizado. Curinetto ressaltou a importância da gestão dessa estrutura complexa.
Desafios e Planejamento para o Combate à Criminalidade
Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram um aumento de 7% em furtos (de 35.600 para 38.000 entre 2019 e o período atual) e uma redução de 6% em roubos (de 5.600 para 5.300) na região do Deinter 3. Curinetto enfatizou a necessidade de investigações específicas, apoiadas em inteligência policial para analisar boletins de ocorrência, traçar perfis de vítimas e autores, e identificar padrões de atuação dos criminosos. A tecnologia e a parceria com outras forças de segurança (Polícia Militar, Guarda Municipal, sistema penitenciário, Poder Judiciário, Ministério Público e OAB) são fundamentais para melhorar os indicadores.
Leia também
Receptação e Uso da Tecnologia
O delegado também abordou a questão da receptação, um crime que precisa ser combatido com mais intensidade, principalmente em relação a materiais furtados como fiação e peças de veículos. O uso de câmeras de segurança, públicas e privadas, será crucial para a identificação de criminosos. Curinetto reconhece a falta de efetivo policial, mas afirma que a reposição de policiais ocorrerá gradualmente, com maior investimento previsto para o próximo ano. A otimização do quadro atual, realocando policiais para funções que melhor se adequam a seus perfis e habilidades, também é parte da estratégia.
O novo diretor do Deinter 3 demonstra comprometimento em combater a criminalidade na região, utilizando tecnologia, inteligência policial e parcerias estratégicas para alcançar resultados positivos. A melhoria dos indicadores de segurança pública dependerá de um trabalho conjunto e contínuo de todas as forças envolvidas.



