CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Demanda por etano hidratado cresce quase quatro vezes, no mercado paulista, em 2023

Especialista em agronegócio, José Carlos de Lima Júnior, explica o crescimento do produto; ouça o 'Giro do Agro'
etano hidratado
Especialista em agronegócio, José Carlos de Lima Júnior, explica o crescimento do produto; ouça o 'Giro do Agro'

Especialista em agronegócio, José Carlos de Lima Júnior, explica o crescimento do produto; ouça o ‘Giro do Agro’

Etanol hidratado em alta no mercado paulista

Com a proximidade do Carnaval, o mercado paulista de etanol hidratado registrou um aumento significativo nas vendas na semana passada. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Izalcusp), o volume comercializado foi quase quatro vezes maior que o da semana anterior. Essa alta demanda se deve principalmente à redução no preço médio semanal do produto.

Queda no preço do etanol hidratado

De acordo com o consultor em agronegócio José Carlos de Lima Jr., a queda no preço do etanol hidratado é resultado da liberação gradativa dos estoques para dar espaço ao etanol da nova safra. Com maior oferta, o preço do litro do combustível cai, aumentando a procura por parte dos consumidores.

Etanol anidro e expectativas futuras

José Carlos também comenta sobre o etanol anidro, usado na mistura com a gasolina. Atualmente, ele mantém sua competitividade devido à redução no preço da gasolina, resultado da desoneração tributária. No entanto, há expectativa de mudança nos próximos meses, com o fim desse incentivo, o que poderá afetar o preço do etanol hidratado. Agente do setor acompanham de perto a situação, aguardando para ver como o mercado irá reagir a essas mudanças.

Em resumo, o mercado de etanol hidratado em São Paulo vive um momento de alta, impulsionado pela queda de preços e pela proximidade do feriado de Carnaval. A expectativa para as próximas semanas é de atenção às mudanças no preço da gasolina e na tributação dos combustíveis, que podem impactar diretamente o setor sucroenergético.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.