Demissão de Toninho Cecílio ocorre após vexames na Copa Paulista e chance de rebaixamento na Série B
O Botafogo anunciou a demissão de Toninho Cecílio do cargo de executivo de futebol, conforme divulgado em nota oficial na manhã desta terça-feira. A decisão foi tomada por Adalberto Batista, presidente do Conselho de Administração da Botafogo S.A., e comunicada a Toninho na segunda-feira. Ao contrário de um acordo amigável, trata-se de uma demissão.
Reunião e Novo Executivo Interino
Na manhã de terça-feira, ocorreu uma reunião a portas fechadas no Estádio Santa Cruz, envolvendo jogadores, comissão técnica e André Leite, coordenador da base, que acumulará a função de executivo de futebol até o final da temporada. André Leite está no Botafogo desde setembro de 2022, e sob sua coordenação, o time Sub-20 alcançou duas vezes as quartas de final do Paulista da categoria. Ele traz experiências do Atlético Paranaense, Londrina, Joinville e Curitiba.
Busca por um Novo Nome e Cenários Futuros
Adalberto Batista, juntamente com André Leite, está no mercado em busca de um novo executivo de futebol. A escolha dependerá da situação do time na Série B. Se o Botafogo garantir a permanência, buscarão um perfil de diretor. Caso contrário, com o rebaixamento para a Série C, o perfil e os recursos serão diferentes. Conversas iniciais já estão ocorrendo, mas a decisão final aguarda a definição da situação do clube na Série B.
Leia também
Trajetória de Toninho Cecílio no Botafogo
Toninho Cecílio foi anunciado como executivo de futebol em 1º de atrássto de 2024, substituindo Juliano Camargo. Sua primeira missão era evitar a queda para a Série C, o que foi alcançado. No entanto, para esta temporada, as metas não foram atingidas. No Paulistão, o time ficou em terceiro lugar no grupo e décimo terceiro na classificação geral, com apenas duas vitórias. Na Copa Paulista, após a contratação de vários jogadores, o time não passou da primeira fase. Atualmente, na Série B, o Botafogo ocupa a 18ª colocação, com um aproveitamento de 35,8% sob a gestão de Toninho Cecílio.
Repercussão e Próximos Passos
A demissão gerou repercussão, especialmente após a reunião da diretoria com os jogadores. O primeiro treino da semana já ocorreu, e resta saber como a demissão afetará a equipe. O Botafogo enfrentará o Novo Horizontino na sexta-feira. A decisão de Adalberto Batista visa despressurizar o ambiente, buscando um ambiente mais tranquilo para as rodadas finais, na tentativa de garantir a permanência na Série B.
O clube atrásra busca um novo rumo para o seu departamento de futebol.



