CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dengue também assusta Jaboticabal

Cidade está em estado de alerta e Prefeitura pede ajuda da população no combate ao Aedes Aegypti
Dengue Jaboticabal
Cidade está em estado de alerta e Prefeitura pede ajuda da população no combate ao Aedes Aegypti

Cidade está em estado de alerta e Prefeitura pede ajuda da população no combate ao Aedes Aegypti

Não é apenas Ribeirão Preto que enfrenta um alerta crescente de casos de dengue. Na região, outras cidades também estão em estado de atenção, como é o caso de Jaboticabal.

A Situação em Jaboticabal

Segundo a Secretaria de Vigilância Epidemiológica e Vigilância de Vetores e Zoonoses, as notificações de suspeitas de dengue são constantes. Somente na última segunda-feira, foram registradas 21 notificações que aguardam o resultado do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo. Maura Guedes Barreto, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, expressa a preocupação da Secretaria de Saúde, destacando que Jaboticabal vive um momento de transmissão de dengue que começou precocemente.

“Observamos que desde outubro de 2015, há um aumento no número de suspeitos e casos confirmados. Nossa maior preocupação é que, como em 2014 tivemos um número reduzido de casos, a população pode ter se acomodado em relação aos criadouros, que já observamos estarem dentro das casas das pessoas”, afirma Maura Guedes Barreto.

No ano passado, foram 222 casos positivos em Jaboticabal. Este ano, sem contar os resultados pendentes, já foram registradas 53 ocorrências, um número superior ao do ano anterior.

Mobilização e Medidas Adotadas

A chefe da pasta da saúde garante que o departamento está se mobilizando para evitar o aumento no número de casos. As unidades de saúde estão reservando vagas de urgência para atender pessoas com quadros sugestivos de dengue, garantindo assistência médica, notificação adequada e coleta de sorologia para confirmação ou descarte da doença. Com o conhecimento dos casos suspeitos, é possível atuar no bloqueio da transmissão.

A prefeitura de Jaboticabal reuniu agentes em uma sala de situação da dengue no auditório da cidade para mobilizar as medidas a serem adotadas. No entanto, a coordenadora alerta que a população tem um papel fundamental na prevenção da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

A Importância da Parceria

“É uma parceria entre a população, a secretaria de saúde e todos os outros setores do setor público. Dengue não é um problema só da saúde, é um problema de todos os setores públicos e de toda a população. Precisamos dessa ajuda mútua para minimizar o número de casos”, ressalta a coordenadora.

O governo do estado autorizou a participação de mil policiais militares em mutirões em dias de folga, que receberão horas extras para auxiliar no trabalho. Além dos militares, o exército também atuará nas ações. Ribeirão Preto, Sertãozinho e Guaíra estão na lista das cidades que receberão o apoio.

A colaboração de todos é essencial para combater a dengue e proteger a saúde da comunidade.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.