CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Denúncias feitas por telefone e pela internet crescem na região de Ribeirão Preto

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena
Denúncias por telefone e internet
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena

As denúncias realizadas através do Disque Denúncia 181 e da Web Denúncia em 63 cidades da região de Ribeirão Preto apresentaram um aumento de 7,7% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são provenientes do Instituto São Paulo contra a Violência e fornecem informações cruciais para auxiliar as polícias Civil e Militar na elucidação de oito tipos de crimes.

Tráfico de Drogas Lidera as Denúncias

O levantamento aponta que foram registradas 949 denúncias nos três primeiros meses do ano em todos os municípios da região, um aumento em relação às 881 registradas entre janeiro e março de 2014. O tráfico de drogas foi o crime mais denunciado, com 861 casos por telefone e 130 pela internet, representando 94% do total das queixas. As cidades de Ribeirão Preto, Franca e Sertãozinho se destacaram nesse tipo de denúncia.

Segundo Mário Vendrame, gerente de projetos do Instituto São Paulo contra a Violência, o foco do instituto em crimes que causam insegurança na população é o principal motivo para o alto número de denúncias de tráfico de drogas. Ele explica que, embora recebam denúncias de diversos tipos de crimes, como jogos de azar e crimes ambientais, a prioridade é combater aqueles que afetam diretamente a segurança dos cidadãos.

Outros Crimes Denunciados

Além do tráfico de drogas, foram registradas 36 denúncias de roubos em geral, 28 sobre pessoas procuradas, 11 sobre homicídios dolosos, 9 de roubos de veículos e 4 sobre furtos de veículos. Não houve registro de denúncias relacionadas a latrocínios e sequestros na região, tanto no primeiro trimestre do ano passado quanto neste ano.

A Importância da Web Denúncia

Embora as denúncias por telefone ainda sejam a maioria, as queixas realizadas através da Web Denúncia apresentaram um pequeno aumento na região de Ribeirão Preto, passando a representar 18,57% do total. No mesmo período do ano anterior, a participação da internet foi de 17,93%. Vendrame destaca que as denúncias virtuais são mais objetivas, pois permitem o envio de gravações de áudios, vídeos e fotografias, além de serem mais rápidas e fáceis de preencher.

As denúncias, tanto por telefone quanto pela internet, são encaminhadas às polícias Civil e Militar, que apuram a veracidade das informações e, se confirmadas, registram a ocorrência. É importante ressaltar que os dados divulgados referem-se apenas às denúncias anônimas e são diferentes dos boletins de ocorrência registrados diretamente pelas vítimas na polícia.

O aumento das denúncias de roubo e a concentração de denúncias de homicídio em Pitangueiras são outros pontos relevantes dos dados apresentados.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.