Pagamentos serão feitos em fevereiro e março e tem direito quem trabalha em empresa privada e receba até dois salários mínimos
O governo federal antecipou o pagamento do abono salarial do PIS, uma ótima notícia para quem precisa de um dinheiro extra. Segundo informações da repórter Viviane, de Brasília, o pagamento, que normalmente ocorre no segundo semestre e se estende até o ano seguinte, será realizado em fevereiro e março de 2024.
Quem tem direito ao abono do PIS?
Para ter direito ao abono, é necessário atender a alguns critérios: ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020, recebendo em média até dois salários mínimos por mês, e estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos. O benefício é destinado apenas a trabalhadores de empresas privadas. O valor varia e pode chegar a um salário mínimo (R$ 1.212 em 2024).
Calendário de Pagamentos
O pagamento do abono do PIS começa em fevereiro e segue um calendário escalonado por mês de nascimento. Os nascidos em janeiro recebem em 06/02, os de fevereiro em 08/02 e assim sucessivamente até 31 de março para os nascidos em dezembro. Aniversariantes do primeiro semestre recebem em fevereiro e os do segundo semestre em março.
Leia também
Como consultar e tirar dúvidas
Para verificar se tem direito ao abono e consultar o calendário completo, acesse o site gov.br, utilize o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou ligue para o telefone 158. Lembre-se que o pagamento do Pasep, destinado a servidores públicos, inicia em 15 de fevereiro.
Essa antecipação do pagamento do abono do PIS é uma importante medida de auxílio financeiro para muitas famílias brasileiras, principalmente aquelas com dificuldades financeiras. A consulta aos canais oficiais é fundamental para garantir que todos os beneficiários recebam o valor a que têm direito.



