CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Deputado na Itália, Luis Roberto Lorenzato, que é de Orlândia, não consegue reeleição

Político foi derrotado ao lado de Emerson Fittipaldi, candidato ao Senado; ouça o 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes
reeleição deputado Itália
Político foi derrotado ao lado de Emerson Fittipaldi, candidato ao Senado; ouça o 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes

Político foi derrotado ao lado de Emerson Fittipaldi, candidato ao Senado; ouça o ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes

Ex-vereador renuncia à aposentadoria da Câmara de Ribeirão Preto

O ex-vereador Valério Velone abriu mão de sua aposentadoria da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Velone, também aposentado pelo Instituto de Previdência dos Municípiares (IPM), justifica a decisão em meio a uma análise do Ministério Público sobre as aposentadorias e pensões da Câmara. O Tribunal de Contas do Estado apontou irregularidades nos pagamentos, principalmente aqueles acima do teto do INSS (R$ 7.087), com alguns casos chegando a mais de R$ 13.000. A situação reflete problemas históricos na gestão de aposentadorias da Câmara, oriundos de um fundo estadual extinto nos anos 90. Atualmente, cerca de 35 a 40 pessoas recebem aposentadorias ou pensões da Câmara, todas sob investigação.

Aposentadoria de vereadores: igualdade com trabalhadores comuns?

Atualmente, a aposentadoria de vereadores segue o regime geral da previdência social, com recolhimento de INSS proporcional ao subsídio. Não há mais regalias ou sistemas diferenciados em relação à população em geral.

Derrota de deputado italiano natural de Orlândia

Luiz Roberto Lorenzato, deputado na Itália com cidadania italiana, não conseguiu a reeleição. Lorenzato, natural de Orlândia (SP), concorreu com apoio de Emerson Fittpal, que também não obteve sucesso. Apesar do triunfo da extrema-direita na Itália, ambos foram derrotados, demonstrando que o sucesso eleitoral não é garantido mesmo dentro do partido vencedor.

Em resumo, a semana política começou com notícias relevantes: um ex-vereador renunciando à aposentadoria em meio a investigações, a confirmação da igualdade no sistema de aposentadoria para vereadores e a derrota de um deputado brasileiro na Itália. Eventos que mostram a complexidade e os desdobramentos da política em diferentes esferas.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.