Ouça a coluna ‘CBN Multimídia’, com Edmo Bernardes
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados busca proibir propagandas que exponham ou estimulem a violência sexual contra mulheres. A proposta prevê multas de R$ 5.000 a R$ 200.000 para quem desrespeitar as regras, além da suspensão da propaganda e advertência.
Fiscalização e Implementação
A eficácia da lei, no entanto, enfrenta desafios. A principal preocupação reside na fiscalização e aplicação das penalidades. Quem irá monitorar as propagandas e garantir o cumprimento da lei? A experiência com outras regulamentações levanta questionamentos sobre a capacidade de fiscalização e a imparcialidade do processo.
Políticos e o Processo Legislativo
O projeto de lei está sob análise de diversas comissões parlamentares, incluindo as de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, Defesa dos Direitos da Mulher, Constituição e Justiça e de Cidadania. A participação de políticos em todas as etapas do processo gera preocupações sobre possíveis influências políticas e a efetividade da lei.
Considerações Finais
Embora a proposta seja positiva e necessária para combater a violência contra as mulheres, a ausência de clareza sobre os mecanismos de fiscalização e a influência política no processo legislativo geram incertezas sobre sua real implementação e impacto. A discussão sobre a regulamentação da publicidade e a necessidade de coibir a violência em todas as suas formas permanece relevante e exige atenção.



