CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desânimo pode ser consequência da má alimentação

Ouça a coluna 'CBN Nutrição', com Cristina Trovó
Desânimo má alimentação
Ouça a coluna 'CBN Nutrição', com Cristina Trovó

Ouça a coluna ‘CBN Nutrição’, com Cristina Trovó

Você se sente cansado o tempo todo? Muitos fatores contribuem para a exaustão, como a falta de sono, sedentarismo e estresse. Mas a alimentação inadequada também pode ser a raiz do problema. A especialista Cristina Trovó explica como uma dieta equilibrada pode melhorar sua disposição.

Alimentação e Cansaço: Uma Relação Direta

De acordo com a especialista, a falta de nutrientes essenciais afeta diretamente nossos níveis de energia. Hábitos alimentares incorretos, como pular o café da manhã ou eliminar carboidratos à noite (essencial para um bom sono), agravam o cansaço. Ficar longos períodos em jejum também leva à hipoglicemia, causando sonolência, principalmente à tarde.

Estratégias para Mais Energia

Para combater a fadiga, Cristina recomenda evitar dietas ricas em gordura saturada, carne vermelha e produtos industrializados. A especialista sugere cinco a seis refeições diárias, em ambiente tranquilo, com carboidratos integrais para manter os níveis de glicose estáveis. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B (como arroz integral, aveia e ovos), magnésio (verduras de folhas escuras) e algas são importantes para a produção de energia. Chás (preto, mate, verde) e guaraná em pó também podem ajudar, mas com moderação, principalmente para quem tem hipertensão.

Investir em uma alimentação balanceada, aliada à prática regular de exercícios físicos e a uma boa noite de sono, resulta em mais disposição e produtividade no dia a dia. Ajustar esses hábitos é fundamental para uma vida mais saudável e com mais energia.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.