CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Descubra quais são os santos celebrados historicamente, na região de Ribeirão Preto

Com o Dia de Finados, Adriana Silva lista todos os santos católicos venerados na região, no 'CBN Cidades e Suas Histórias'
santos celebrados Ribeirão Preto
Com o Dia de Finados, Adriana Silva lista todos os santos católicos venerados na região, no 'CBN Cidades e Suas Histórias'

Com o Dia de Finados, Adriana Silva lista todos os santos católicos venerados na região, no ‘CBN Cidades e Suas Histórias’

Neste primeiro de novembro, celebramos o Dia de Todos os Santos, data muitas vezes passada em branco, sem grandes comemorações. Mas o que significa celebrar todos os santos, quantos são eles, afinal?

A imensa quantidade de santos

A quantidade de santos é imensurável. Alguns são mais conhecidos por estarem presentes em nosso cotidiano religioso, como São Benedito, Nossa Senhora Aparecida, e tantos outros. Mas uma visita à festa de Bom Jesus da Lapa em Jardinópolis, em atrássto, revelou uma realidade surpreendente: 61 andores, cada um representando um santo diferente, muitos desconhecidos para grande parte da população.

Santos conhecidos e desconhecidos

Entre os santos menos conhecidos estão Nossa Senhora das Graças de Fátima, Nossa Senhora do Monte Cabeça (com uma imagem rara vinda de Portugal), Nossa Senhora da Rosa Mística, e muitos outros. A lista inclui ainda santos populares em determinadas regiões, como São Sebastião em Ribeirão Preto, e outros menos conhecidos como São Tarsísio, Santa Beatriz (cultuada em Monte Alto), Madre Paulina, e muitos mais. A diversidade é enorme, mostrando a riqueza da fé popular.

O Dia de Finados e a união das religiões

O Dia de Finados, comemorado em 2 de novembro, reforça a ideia da universalidade da morte. Em um cemitério de Ribeirão Preto, a presença de um túmulo com um cachorro, um Buda, um espaço para almas sem túmulo e oferendas de Candomblé, demonstra que, independente das crenças, o sepultamento é um ponto comum e de respeito para todas as religiões. As histórias e tradições que permeiam essas datas mostram a riqueza cultural e religiosa da nossa região, convidando-nos a refletir sobre a fé e a vida.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.