CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Desde de Janeiro, Corpo de Bombeiros registra 427 quedas de árvores em Ribeirão Preto

Principal motivo para o problema é a falta de manejo adequado com as árvores na cidade; engenheiro agrônomo explica
Desde de Janeiro
Principal motivo para o problema é a falta de manejo adequado com as árvores na cidade; engenheiro agrônomo explica

Principal motivo para o problema é a falta de manejo adequado com as árvores na cidade; engenheiro agrônomo explica

O Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto foi acionado 427 vezes desde janeiro deste ano para atender ocorrências envolvendo quedas de árvores, Desde de Janeiro, Corpo de Bombeiros, sendo a falta de poda o principal motivo desses incidentes. Motoristas relatam transtornos no trânsito causados por essas quedas.

“Além de, de repente, danificar o carro, aí para tudo trânsito, a gente fica parado. Eu já demoro para chegar em casa e demorar mais ainda”, afirmou um motorista. Na última quinta-feira, uma árvore de grande porte caiu e interditou um trecho da avenida Maurílio Biage, uma das mais movimentadas da cidade, em direção ao estádio Santa Cruz.

O motorista também relatou que precisou desviar quase 3 quilômetros do trajeto para evitar o local da interdição. Árvores doentes ou com outros problemas estão espalhadas pela cidade, aumentando o risco de quedas, especialmente durante o período de chuvas mais intensas.

Falta de manejo adequado: Segundo o engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo da Silva, a principal causa das quedas é a falta de manejo adequado das árvores, que inclui podas regulares ao longo de sua vida. Ele explica que após o plantio, as árvores passam por um processo de adaptação que envolve podas durante cerca de 20 anos para ajustar os galhos ao ambiente e evitar danos futuros.

“Depois é uma poda de higienização, limpeza. E a prefeitura tudo não faz, ela faz limpeza. Depois que o erro está feito você vai fazer uma adaptação, o que você faz? Você tira um galho enorme, não pode, esse galho deveria ter sido tirado novinho quando ele não vai machucar a árvore”, detalhou o engenheiro.

Projeto de arborização: Para evitar problemas futuros, está previsto para o início de 2025 o projeto Ribeirão Floresta, da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (AIARP), que planeja plantar 140 árvores de espécies recomendadas para áreas urbanas.

O engenheiro civil Valdir Torraca afirmou que pretende plantar um resedá na frente de sua casa, pois é uma espécie recomendada para áreas urbanas e que não causa problemas com raízes.

Atuação da prefeitura: A prefeitura de Ribeirão Preto informou que segue a legislação vigente para a extração de árvores e que as podas são realizadas conforme a necessidade de cada espécie. São feitas cerca de 3.500 podas por mês na cidade.

Pedidos para podas ou retirada de galhos podem ser feitos pelo telefone 156 da Prefeitura de Ribeirão Preto.

Informações adicionais

O Corpo de Bombeiros e a prefeitura reforçam a importância do manejo adequado das árvores para garantir a segurança no trânsito e a preservação do meio ambiente urbano.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.