Ouça a coluna ‘CBN Agronegócio’ com José Carlos de Lima Júnior
Mesmo com os avanços tecnológicos e a modernização do agronegócio brasileiro, a gestão ainda apresenta lacunas significativas.
Desafios na Gestão do Agronegócio
Apesar do Brasil ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, a gestão da produção agrícola ainda utiliza métodos pouco eficientes. A falta de ferramentas de gestão mais eficazes impede a potencialização da produtividade, principalmente no que diz respeito ao desempenho operacional de máquinas e à gestão pontual de toda a propriedade. Uma gestão mais detalhada otimizaria o fluxo de suprimentos, materiais e equipamentos, além de melhorar a informação gerencial.
Avanços Tecnológicos e a Necessidade de Melhoria na Gestão
Eventos como o AgriShow demonstram os avanços tecnológicos no campo, com máquinas e equipamentos de ponta. No entanto, o gargalo permanece na gestão. Há um movimento na cadeia produtiva para melhorar a produção com mais crédito para aquisição de equipamentos, mas a gestão nas propriedades ainda é deficiente, impedindo a otimização dos investimentos.
Leia também
Cenário Regional: Soja em Ribeirão Preto
Na região de Ribeirão Preto, a soja tem ganhado espaço, substituindo a cana-de-açúcar em algumas áreas. A alta rentabilidade da soja no mercado internacional, impulsionada pela variação cambial, incentiva essa mudança. A cultura de ciclo curto da soja permite ao produtor aproveitar oportunidades de mercado e, posteriormente, retornar a culturas mais perenes como a cana.
Em suma, o agronegócio brasileiro, embora líder mundial em produção, precisa aprimorar suas práticas de gestão para alcançar todo o seu potencial. A adoção de ferramentas e técnicas modernas de gestão é fundamental para otimizar recursos, aumentar a produtividade e garantir a competitividade no mercado global.