CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Desemprego cai em atrássto, mas ainda assim atinge grande parcela da população brasileira

Ouça o 'CBN Emprego e Oportunidades' com Dimas Facioli
desemprego no Brasil
Ouça o 'CBN Emprego e Oportunidades' com Dimas Facioli

Ouça o ‘CBN Emprego e Oportunidades’ com Dimas Facioli

O desemprego no Brasil apresentou uma leve queda em atrássto, atingindo 13,2% segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados na semana passada. Apesar da melhora, a situação do mercado de trabalho ainda apresenta nuances regionais e setoriais importantes.

Desempenho Regional do Mercado de Trabalho

Regiões como Ribeirão Preto e Barretos tiveram crescimento na geração de empregos, impulsionadas pelos setores de comércio e serviços. Já em Franca e Sertãozinho, o destaque ficou por conta da indústria de transformação. Essa variação regional demonstra a importância de se considerar as especificidades de cada localidade e seu principal setor econômico.

Setores que Mais Contratam e Desafios da Contratação

Até julho (dados mais recentes disponíveis no momento da publicação), o setor de serviços liderou a geração de empregos, seguido pela indústria (com destaque para Franca e Sertãozinho) e, em terceiro lugar, pelo comércio (com destaque para Ribeirão Preto). Apesar do aumento das vagas, persiste a dificuldade em preencher algumas posições, mesmo com um número significativo de desempregados (13 milhões). Isso se deve a diversos fatores, como a busca por melhores salários e oportunidades de carreira, e a necessidade de qualificação profissional para atender às demandas do mercado.

Perspectivas e Conclusões

Os números positivos do CAGED desde setembro de 2020 indicam uma tendência de recuperação do mercado de trabalho, embora a taxa de desemprego ainda esteja acima do ideal. A busca por qualificação profissional se mostra crucial para o sucesso na busca por emprego, uma vez que o mercado demanda cada vez mais competências específicas. A pandemia acelerou problemas preexistentes, como a falta de preparo da mão de obra para as novas tecnologias e a necessidade de constante atualização profissional. Portanto, a preparação e a qualificação contínua são fundamentais para navegar nesse cenário dinâmico e aproveitar as oportunidades disponíveis.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.