CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desinformação, preconceito… campanha Novembro Azul incentiva os exames preventivos da próstata

Objetivo é conseguir diagnósticos precoces para maior chance de cura; oncologista Carlos Fruet analisa o assunto
Novembro Azul
Objetivo é conseguir diagnósticos precoces para maior chance de cura; oncologista Carlos Fruet analisa o assunto

Objetivo é conseguir diagnósticos precoces para maior chance de cura; oncologista Carlos Fruet analisa o assunto

O movimento Novembro Azul destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo mais frequente entre os homens, representando quase 30% dos cânceres masculinos.

Fatores de Risco e Diagnóstico Precoce

Em entrevista à CBN, o oncologista Dr. Carlos Frué ressaltou a necessidade de conscientização sobre o câncer de próstata. Ele enfatizou que, diferentemente de outros tipos de câncer, o câncer de próstata muitas vezes não apresenta sintomas iniciais. Por isso, a recomendação é que homens a partir dos 50 anos (ou 45 anos para aqueles com histórico familiar) procurem um urologista para acompanhamento preventivo. A detecção precoce é crucial, pois quando os sintomas aparecem (como dificuldade em urinar, dor ao urinar, sangue na urina ou no sêmen), o câncer pode estar em estágio avançado, diminuindo as chances de cura.

Exames de Prevenção

Os principais exames para detecção precoce do câncer de próstata são o exame de sangue (PSA) e o toque retal. O Dr. Frué esclareceu que o toque retal é um exame rápido e indolor, apesar do preconceito que o cerca. A recomendação é que homens com 50 anos ou mais realizem esses exames anualmente. Para indivíduos com histórico familiar de câncer de próstata ou homens negros, a recomendação é iniciar os exames aos 45 anos.

Tratamento e Estágios da Doença

O tratamento para o câncer de próstata varia de acordo com o estágio da doença. Nos estágios iniciais, a cirurgia (prostatectomia) ou a radioterapia são opções. Em casos mais avançados, com metástases (principalmente nos ossos), o tratamento envolve terapia hormonal para bloquear a produção de testosterona, que alimenta o crescimento tumoral. A prevenção por meio de exames regulares é fundamental para garantir um tratamento mais eficaz e menos invasivo.

A entrevista com o Dr. Carlos Frué reforça a importância da conscientização e da quebra de tabus em relação ao câncer de próstata. A prevenção por meio de exames regulares e a busca por ajuda médica são essenciais para aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida dos homens.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.