Segundo a Anatel, a decisão foi tomada porque ainda não foi atingido o número mínimo de domicílios com o sinal digital
O desligamento do sinal analógico de TV em Ribeirão Preto e outras 44 cidades da região foi prorrogado para 31 de janeiro de 2024. A decisão da Anatel se deve à falta de atingimento do percentual mínimo de 90% de domicílios com sinal digital.
Impacto na população
A prorrogação impacta diretamente moradores como Maria, que ainda não conseguiu comprar um conversor de sinal. Famílias inscritas em programas sociais do governo federal podem retirar kits gratuitos com antena digital, conversor e controle remoto. Cerca de 75 mil famílias já retiraram os kits na região de Ribeirão Preto, dos 100 mil disponíveis.
Ações para a transição
Para garantir a recepção do sinal digital com qualidade, a população pode acessar o site sejadigital.com.br ou ligar gratuitamente para 147 com o NIS em mãos. Em Ribeirão Preto, 45 mil kits foram disponibilizados, com quase 30 mil já retirados. Pontos de retirada e agendamento também estão disponíveis, como o localizado na Rua Marechal Costa e Silva, 616, nos Campos Elíseos.
Leia também
A transição para o sinal digital também afetará outras cidades das regiões de Ribeirão Preto e Franca. A população deve se preparar para evitar transtornos e aproveitar os benefícios da TV digital, como melhor qualidade de som e imagem. A preparação antecipada garante que o período de festas de fim de ano seja aproveitado sem interrupções na programação.



