Ribeirão Preto registrou 75 atropelamentos desde janeiro, oito foram fatais; média é de um acidente a cada dois dias nas vias
A violência no trânsito, especificamente o número alarmante de atropelamentos, é o foco principal desta reportagem. Somente em Ribeirão Preto, 75 pessoas foram vítimas de atropelamento desde janeiro, com 8 óbitos registrados. Isso representa quase um atropelamento a cada dois dias.
Dia Internacional do Pedestre e ações do Detran
Em resposta a essa grave situação, o Dia Internacional do Pedestre, comemorado em 8 de agosto, será marcado por ações do Detran-SP em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos. Em Ribeirão Preto, uma ação acontecerá no cruzamento da Rua Visconde de Inhauma com a Rua Duque de Caxias, das 8h30 às 10h. A equipe do Detran estará presente para conscientizar a população sobre a importância do respeito à faixa de pedestre e a necessidade de empatia no trânsito.
Campanha educativa e mudança de cultura
O Detran-SP lançou uma nova campanha educativa para frear o aumento de atropelamentos. A iniciativa busca conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da faixa de pedestre e a prioridade que o pedestre deve ter ao atravessar. A campanha destaca a responsabilidade de cada indivíduo pela segurança de todos no trânsito, incluindo a conscientização sobre as infrações e multas aplicadas em casos de desrespeito à faixa de pedestre. A campanha também conta com a participação do professor Clóvis de Barros Filho, que abordará temas como empatia e civilidade no trânsito.
Leia também
Necessidade de mudança de comportamento
A reportagem destaca a diferença de comportamento entre motoristas em São Paulo e em outras cidades como Brasília e Goiânia, onde a cultura de respeito ao pedestre é mais evidente. A campanha do Detran-SP busca mudar essa cultura em São Paulo, promovendo uma maior conscientização e respeito à vida no trânsito. A meta é transformar essa campanha em uma política de longo prazo para a defesa dos pedestres, grupo mais vulnerável no trânsito.



