Superintendente do departamento, Marcelo Cadelca de Melo, faz um balanço da operação na coluna ‘Direção Preventiva’
A operação da última sexta-feira (26) do Detran em Ribeirão Preto teve como objetivo inibir a combinação perigosa de álcool e direção. Foram realizados 566 testes de alcoolemia em dois pontos da cidade.
Resultados da Operação
Do total de testes, 28 condutores se recusaram a realizar o teste do bafômetro. A recusa, enquadrada no artigo 165-A do CTB, resulta em multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. O Supremo Tribunal Federal confirmou a legitimidade dessa multa, mesmo com a recusa ao teste.
Tolerância Zero e Testes de Alcoolemia
A tolerância zero para álcool ao dirigir é rigorosa. Mesmo pequenas quantidades de álcool, como em remédios homeopáticos ou bombons de licor, são proibidas. Os testes do Detran são passivos, e um resultado positivo leva a um teste ativo da Polícia Militar, que pode detectar variações mínimas de álcool no sangue.
Leia também
Aumento de Casos e Conscientização
Com o aumento de eventos e o retorno às atividades presenciais, houve um aumento de casos de motoristas dirigindo embriagados. A conscientização é fundamental. A formação do condutor deve incluir a informação de que álcool e direção não combinam. A multa para quem for flagrado dirigindo embriagado é gravíssima (R$ 2.934,70 e suspensão da CNH por um ano), com multa dobrada em caso de reincidência.
A operação do Detran reforça a importância da conscientização sobre os perigos da combinação de álcool e direção, buscando um trânsito mais seguro para todos. A fiscalização e as penalidades severas visam proteger vidas e reduzir acidentes causados por condutores embriagados.