CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detran-SP amplia fiscalização em bancas examinadoras e empresas de vistoria conveniadas

Objetivo é coibir qualquer irregularidade e estabelecer um padrão nas atividades; diretor de gestão, Eric Wetter, explica
Detran
Objetivo é coibir qualquer irregularidade e estabelecer um padrão nas atividades; diretor de gestão, Eric Wetter, explica

Objetivo é coibir qualquer irregularidade e estabelecer um padrão nas atividades; diretor de gestão, Eric Wetter, explica

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ampliou a fiscalização sobre credenciados em 2024, com foco principal nas bancas de exames práticos e nas empresas de vistoria. O controle realizado neste ano foi quatro vezes maior em comparação a 2023, representando um crescimento de mais de 45% nas ações de fiscalização em todo o estado de São Paulo.

Aumento expressivo na fiscalização dos exames práticos

Segundo Eric Vetter, diretor de gestão regulatória do Detran, a fiscalização dos locais de exames práticos cresceu 337% em 2024. Essa medida visa garantir que as provas sejam aplicadas com integridade e transparência, respeitando as normativas do Código de Trânsito Brasileiro e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), assegurando que os candidatos sejam avaliados de forma justa.

Fiscalização regional em Ribeirão Preto: Na região de Ribeirão Preto, as ações de fiscalização aumentaram 23% em relação ao ano anterior. Foram realizadas entre 60% e 69 ações específicas na área, abrangendo tanto o interior quanto a capital e o litoral do estado. O objetivo é garantir a qualidade dos serviços públicos prestados à população local.

Fiscalização abrangente a diversos agentes credenciados: Além das bancas de exame prático e das empresas de vistoria, o Detran fiscaliza centros de formação de condutores, médicos, psicólogos e empresas responsáveis pela regravação de chassis e motores. Essas atividades são regulamentadas por normas específicas e a fiscalização assegura que os serviços sejam prestados conforme as regras vigentes.

Consequências para irregularidades e participação da população: Em caso de irregularidades, os responsáveis podem responder a processos administrativos e criminais. As penalidades variam desde advertências até a cassação do credenciamento, impedindo a continuidade da prestação de serviços. A população é incentivada a atuar como fiscal do Detran, denunciando irregularidades por meio da ouvidoria do órgão (www.detran.sp.gov.br) ou pelo canal Fala São Paulo (www.fala.sp.gov.br).

Informações adicionais

O aumento na fiscalização é resultado da criação da Diretoria de Gestão Regulatória no Detran, que mantém contato próximo com os agentes do mercado de veículos para garantir integridade e ética nas operações, contribuindo para a segurança e economia do estado.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.