Serviço havia sido suspenso no ano passado; ouça a coluna ‘Direção Preventiva’ com Delcides Araújo
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) retomará o envio de notificações de infrações de trânsito referentes ao período de 26 de fevereiro a 30 de novembro de 2020. A suspensão temporária, em decorrência da pandemia de Covid-19, visava evitar aglomerações em órgãos públicos.
Cronograma de Notificações
De acordo com o representante regional do Observatório Nacional de Segurança Viária, Deusildes Araújo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu um cronograma para o envio das notificações. Em janeiro de 2021, foram expedidas as notificações referentes às infrações ocorridas entre 1º de fevereiro e 31 de março de 2020. A partir de fevereiro, o Detran-SP enviará as notificações de forma sequencial, mês a mês, até setembro de 2021, abrangendo todas as infrações cometidas até 30 de novembro de 2020. Somente o Detran-SP expediu quase 180 mil notificações em janeiro e estima-se o envio de mais 740 mil até o final de setembro.
Canais de Consulta
Os motoristas podem consultar suas multas de diversas maneiras: pelo site do Detran-SP (detran.sp.gov.br), pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e também pelos portais dos órgãos municipais e federais. A primeira notificação recebida é a de autuação, que dá ao condutor três opções: apresentar defesa, indicar o condutor infrator ou solicitar a conversão da multa em advertência.
Leia também
Orientações e Acesso à Informação
A retomada do envio das notificações visa garantir a regularidade do processo de autuação e penalização de infrações de trânsito. O Detran-SP utilizará o envio postal para as notificações de autuação, sendo importante manter os dados cadastrais atualizados. A consulta online por meio do site do Detran-SP e do aplicativo CDT oferece maior comodidade e agilidade na verificação de multas pendentes.