CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Devemos cortar de vez o refrigerante da nossa dieta ou é só moderar no consumo?

Quem fala dos cuidados e dos malefícios desse tipo de bebida é a nutricionista Cristina Trovó na coluna 'CBN Nutrição'
consumo de refrigerante
Quem fala dos cuidados e dos malefícios desse tipo de bebida é a nutricionista Cristina Trovó na coluna 'CBN Nutrição'

Quem fala dos cuidados e dos malefícios desse tipo de bebida é a nutricionista Cristina Trovó na coluna ‘CBN Nutrição’

Com o fim do ano e as festas se aproximando, a atenção costuma se voltar para as bebidas alcoólicas. No entanto, refrigerantes e produtos gaseificados também merecem destaque pela sua influência negativa na saúde. Conversamos com a nutricionista Cristina Trovó para entender melhor os malefícios dessas bebidas.

O que são refrigerantes?

Segundo o Conselho Regional de Química, refrigerantes são bebidas à base de água, açúcar, gás carbônico e concentrados de sabor. Apesar de existirem variações, como refrigerantes de limão ou aqueles que se intitulam “água”, todos contêm os mesmos ingredientes e, portanto, os mesmos riscos à saúde.

Malefícios dos Refrigerantes

O principal problema é o alto teor de açúcar. Uma lata de 330ml pode conter cerca de 37 gramas de açúcar, equivalente a quatro colheres de sopa de açúcar refinado. Esse excesso de açúcar leva ao ganho de peso e obesidade, além de sobrecarregar o organismo. Para pessoas com diabetes, o consumo é totalmente contraindicado, mesmo as versões “zero”, pois o excesso de adoçantes artificiais pode estimular o desejo por doces. Outros problemas incluem a perda de cálcio (osteoporose), acidez estomacal, erosão do esmalte dos dentes e, em casos extremos, até mesmo problemas graves em bebês, como relatado por um ouvinte que presenciou um caso de bebê que não conseguiu arrotar após ingerir refrigerante.

O consumo de refrigerantes também afeta negativamente o organismo das crianças, que estão em fase de crescimento e necessitam de cálcio para o desenvolvimento ósseo. A bebida rouba esse cálcio dos ossos, prejudicando o crescimento saudável. A acidez do refrigerante (pH de 2,5) causa problemas no trato digestório e nos dentes, ainda em formação.

Alternativas aos Refrigerantes

Existem alternativas mais saudáveis aos refrigerantes. Máquinas caseiras de refrigerante com cápsulas não são recomendadas, pois as cápsulas contêm os mesmos ingredientes nocivos dos refrigerantes tradicionais. A melhor opção é o consumo de água, água de coco, sucos naturais (como o de tomate) e drinks sem álcool. É possível preparar bebidas saborosas e refrescantes em casa, utilizando água gaseificada, frutas e adoçantes de melhor qualidade.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.