Campanha que termina dia 26 tem como meta aplicar a dose em 90% do público-alvo, mas até atrásra nem metade disso foi alcançado
Neste sábado, dia de mobilização para vacinação contra a gripe em Ribeirão Preto, o resultado ficou muito aquém do esperado. Enquanto em 2016 foram imunizadas 25 mil pessoas, este ano o número pouco ultrapassou 2.500, menos da metade do esperado.
Baixa adesão preocupa Secretaria de Saúde
A coordenadora do programa de imunização, Maíra Fernanda de Oliveira, expressou preocupação com a baixa adesão, que mantém a cobertura vacinal abaixo do desejado: cerca de 25% para pessoas com doenças crônicas e 43% para outros grupos prioritários, enquanto a meta é atingir 90% da população (cerca de 200 mil pessoas).
Possíveis causas para a baixa procura
A proximidade com o Dia das Mães é apontada como um fator que pode ter influenciado a baixa procura. A coordenadora sugere que as pessoas priorizaram as compras e atividades relacionadas à data, esquecendo-se da vacinação. A baixa procura também se estende aos dias da semana. A ausência de mortes por gripe em 2017, diferente dos 12 óbitos registrados em 2016, também pode ter contribuído para a menor preocupação da população com a vacinação.
Leia também
Campanha de vacinação
Com a vacina contra a gripe não fazendo parte do calendário nacional e a campanha se encerrando em 26 de maio, a Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização. As salas de vacinação atenderão até o final do prazo, priorizando crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, indígenas, profissionais de saúde e professores.



