CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Dia das Mães impulsiona mercado de flores

Expectativa é de crescimento de até 10% nas vendas; ouça o 'EP Agro' e fique por desse setor importante do agronegócio
Dia das Mães impulsiona mercado de
Expectativa é de crescimento de até 10% nas vendas; ouça o 'EP Agro' e fique por desse setor importante do agronegócio

Expectativa é de crescimento de até 10% nas vendas; ouça o ‘EP Agro’ e fique por desse setor importante do agronegócio

O programa Epeagro, transmitido no sábado, Dia das Mães impulsiona mercado de, 10 de maio de 2025, trouxe informações sobre o agronegócio, com destaque para o mercado de flores, exportação de frutas, mercado do café, pecuária e previsão do tempo, especialmente voltadas para o público rural e urbano.

Mercado de flores e Dia das Mães

O Dia das Mães é a principal data para o setor de flores e plantas ornamentais no Brasil, Dia das Mães impulsiona mercado de, representando até 20% do faturamento anual para muitos produtores. Flores como orquídeas, rosas, lírios e gérberas são muito procuradas, e a alta demanda exige preparação que pode durar semanas ou meses. A expectativa para 2025 é de aumento nas vendas entre 15% e 18% em relação ao ano anterior, impulsionada pelo crescimento das vendas no Dia da Mulher, que teve alta de 40% em 2025.

O mercado conta com uma logística que abrange desde a região de Campinas até Manaus, utilizando transporte rodoviário e aéreo para garantir a entrega das flores. Em uma semana próxima ao Dia das Mães, o volume de vendas pode chegar a três a quatro milhões de vasos e hastes.

Exportação de frutas: O abacate brasileiro tem se destacado nas exportações de frutas, especialmente com destino a Paris. Nos primeiros meses de 2025, as exportações de frutas saindo de Campinas ultrapassaram 350 toneladas. Além do abacate, figo, limão e goiaba também são exportados. O consumo de frutas na Europa, especialmente em Portugal, cresceu 14% em comparação com o ano anterior, com destaque para mamão papaia e manga. A expansão das rotas aéreas tem favorecido o aumento das exportações, com mais de 7 mil toneladas enviadas ao mercado europeu pela companhia aérea Azul em 2024.

Mercado do café: A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou uma estimativa de safra de café para 2025-2026 2,74% maior que a de 2024, com previsão de 55,7 milhões de sacas de 60 quilos. A melhora é atribuída principalmente à recuperação de 28% na produtividade das lavouras de café conilon, especialmente no Espírito Santo. Apesar do aumento da safra, os preços do café devem permanecer elevados devido à necessidade de recuperação da produção em outros países como Vietnã e Colômbia.

O mercado futuro de café arábica apresentou alta de 0,42% em contratos para julho na bolsa de Nova Iorque. Contudo, há preocupação com o clima para a safra de 2026, pois temperaturas baixas podem prejudicar as novas ramificações das plantas. Além disso, há dificuldades logísticas para embarque do café, com falta de contêineres para exportação.

Mercado da pecuária e preço do boi gordo

Os preços do boi gordo no estado de São Paulo permaneceram estáveis, com a arroba negociada em média a R$ 318 em Barretos e Araçatuba. Segundo o Centro de Estudos e Economia Aplicada (CEPEA) da USP, os pecuaristas têm limitado as vendas ao volume necessário para despesas de curto prazo. A valorização expressiva dos preços em 2024 foi causada pela baixa oferta de gado para terminação, afetada pela seca e pela redução do plantel nos anos anteriores.

Para 2025, observa-se uma tendência de estabilidade ou leve queda nos preços, pois compradores estão abastecidos e vendedores seguram a comercialização. A oferta de milho, insumo importante para nutrição animal, está adequada, o que contribui para a manutenção dos custos. Assim, não se espera aumento significativo no preço da carne para o consumidor no curto prazo.

Previsão do tempo para o campo e a cidade: A previsão do tempo para o fim de semana do Dia das Mães indica nebulosidade e possibilidade de garoas em Campinas, sem impacto significativo para as atividades ao ar livre. Em Ribeirão Preto, o tempo deve permanecer aberto e sem chuvas. O período apresenta veranicos, com dias quentes e noites amenas, típicos do outono.

Chuvas pontuais são esperadas no final de maio, principalmente no sul do Brasil, o que pode beneficiar a produção agrícola, especialmente a cana-de-açúcar, cuja safra no Centro-Sul do país está estimada acima de 600 milhões de toneladas. Para os produtores rurais, as chuvas curtas favorecem o desenvolvimento das plantas e os tratos culturais, sem prejudicar a colheita da segunda safra e do café.

Para a população urbana, o aumento da umidade relativa do ar traz benefícios à saúde, em contraste com o ano anterior, que foi marcado por seca intensa e baixa umidade.

Informações adicionais

O programa Epeagro é transmitido semanalmente pela rádio CBN, abordando temas relevantes do agronegócio e conectando o meio rural ao urbano. Os ouvintes podem participar enviando mensagens por e-mail ou pelas redes sociais oficiais do programa.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.