CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dia do trabalho foge à regra de 2024 e é um dos poucos feriados em dias úteis neste ano

Comerciantes celebram e afirmam que, com este calendário, o faturamento das lojas tende a ser maior
Dia do trabalho foge à regra
Comerciantes celebram e afirmam que, com este calendário, o faturamento das lojas tende a ser maior

Comerciantes celebram e afirmam que, com este calendário, o faturamento das lojas tende a ser maior

Ribeirão Preto vê no calendário de 2024 uma oportunidade para alavancar vendas no comércio local. Com menos feriados prolongados durante a semana e várias datas comemorativas caindo aos fins de semana, empresários apostam em maior movimento e aumento no faturamento ao longo do mês.

Feriados e impacto no faturamento

Segundo empresários e entidades do setor, quando um feriado cai no domingo o comércio não perde um dia útil, o que costuma refletir em ganhos mensais. Estimativas apontam que esse efeito pode gerar entre 1,5% e 2,5% a mais no faturamento do mês, na comparação com períodos em que feriados ocorrem durante a semana.

Comerciantes apostam em aumento de vendas

Bruno Fiaccadori, proprietário de uma loja de roupas no centro de Ribeirão Preto, acompanha o calendário com atenção e aposta numa reação positiva das vendas. “É um dia a mais que ajuda, sem dúvida. Se trabalhamos 25 dias e passamos a trabalhar 26, isso faz diferença”, afirmou.

Carlos Ferreira, gestor de marketing da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, destaca que a probabilidade de as pessoas permanecerem na cidade é maior em anos com menos feriados prolongados. “Isso aumenta as chances do comércio reter consumidores locais. Segmentos como alimentação, bares, restaurantes e o setor automotivo comemoram, porque esse dinheiro tende a ser gasto na própria cidade”, explicou.

Expectativa do setor e números

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado projeta que, com a redução dos feriados prolongados em 2024, os comerciantes já podem mirar em vendas que superem ligeiramente a casa de R$ 1 bilhão. A previsão considera ainda uma expectativa média de crescimento de quase 8% em relação ao ano anterior, embora o desempenho possa ser afetado por obras no centro da cidade que têm dificultado o acesso a algumas lojas.

Com o calendário favorável e estratégias voltadas para aproveitar os dias úteis, o setor comercial de Ribeirão Preto se prepara para transformar a movimentação extra em resultados concretos, mesmo diante dos desafios locais.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.