Estoque do Banco de Leite está abaixo da metade e mais de 50 bebês internados do HC precisam do alimento; saiba mais!
O dia 19 de maio é celebrado como o Dia Nacional e Mundial da Doação de Leite Humano, Dia Mundial da Doação de Leite, data que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de leite materno e incentivar o aleitamento.
Larissa Garcia Alves, gerente do Banco de Leite de Ribeirão Preto, destacou a necessidade urgente de doações. Segundo ela, o estoque atual está em situação de alarme devido à alta demanda e baixa entrada de leite. No Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, cerca de 35 a 40 bebês internados em três UTIs consomem leite materno diariamente, principalmente prematuros e bebês doentes que dependem desse alimento para sua sobrevivência.
Importância da doação: O leite materno é essencial para o desenvolvimento e a sobrevida dos bebês internados, especialmente os prematuros, que podem pesar cerca de 600 gramas. A alimentação com leite humano reduz riscos e melhora a qualidade de vida dessas crianças.
Funcionamento do Banco de Leite: O banco realiza o processamento do leite doado, incluindo pasteurização e controle de qualidade físico, químico e microbiológico. Após esses procedimentos, o leite é distribuído para os bebês internados. O processo desde a coleta até a distribuição pode levar cerca de uma semana.
Como doar: Qualquer mulher que esteja amamentando e saudável pode doar leite, independentemente do período de amamentação, desde que não esteja em uso de medicação contraindicado. O banco oferece orientações por telefone e encaminha um kit para coleta domiciliar, além de realizar a busca do leite na casa da doadora, facilitando o processo.
O contato pode ser feito pelo telefone e WhatsApp (16) 3602-1340. O banco de leite está localizado na Rua Tenente Catão Roxo, 2701, em Ribeirão Preto, e funciona das 7h às 18h, mediante agendamento prévio.
Informações adicionais
Há uma queda sazonal nas doações, especialmente nos meses de férias e períodos frios, mas a baixa entrada de leite tem ocorrido em outros momentos também, muitas vezes devido ao desconhecimento do serviço pelas mães. A campanha busca ampliar a divulgação para aumentar o número de doadoras e garantir o estoque necessário para atender a demanda diária, que idealmente é de 12 litros, mas atualmente está em cerca de 3 a 4 litros.



