Data relembra a importância da existência de solos saudáveis e que devem ser geridos de forma sustentáveis
Dia Mundial do Solo e a importância da sustentabilidade
O Dia Mundial do Solo, celebrado anualmente, destaca a necessidade de práticas de manejo sustentável para garantir a saúde do solo. Uma pesquisa da Embrapa demonstra que sistemas de produção conservacionistas, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), contribuem significativamente para solos mais saudáveis.
Sistema ILPF: benefícios para o solo e aumento da produtividade
De acordo com o pesquisador Alberto Bernadine, a ILPF melhora as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Solos manejados sob este sistema apresentam maior acúmulo de carbono e estabilidade da matéria orgânica em comparação aos sistemas convencionais. Essa melhoria na qualidade do solo resulta em aumento da produtividade das culturas e do vigor das pastagens, impactando positivamente a renda do produtor.
Impacto positivo na produção e no meio ambiente
A adoção de práticas agrícolas sustentáveis, como a ILPF, não se limita apenas ao aumento da produtividade e da renda. Segundo o pesquisador, essas práticas geram benefícios ambientais para toda a sociedade. Para mais informações sobre o sistema ILPF, acesse o site da Embrapa Pecuária Sudeste: embrapa.br-pecuária-sudeste.
Leia também
O Giro do Agro destaca a importância da preservação do solo para a produção agrícola eficiente e sustentável, incentivando os produtores a adotarem práticas que garantam a saúde do solo e a prosperidade do setor agropecuário a longo prazo.