CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dia Mundial sem Tabaco é comemorado com campanha preventiva

Médica Adriana Pádua conversou com a CBN Ribeirão
Dia Mundial sem Tabaco é comemorado
Médica Adriana Pádua conversou com a CBN Ribeirão

Médica Adriana Pádua conversou com a CBN Ribeirão

Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que existem cerca de 1, Dia Mundial sem Tabaco é comemorado,3 bilhão de fumantes no mundo, com uma estimativa de 4 milhões de mortes anuais relacionadas ao tabagismo. Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, o grupo de tabagismo da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto realiza uma campanha preventiva na Praça 15 de Novembro, no centro da cidade.

A médica pneumologista do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e da Secretaria Municipal de Saúde, doutora Adriana Pádua, explicou que a campanha inclui um exame chamado espirometria, destinado a pacientes com sintomas de doenças respiratórias. O exame é realizado no local, no doutor móvel, e o resultado é entregue imediatamente. Caso sejam identificadas alterações, o paciente é encaminhado para atendimento na rede de saúde.

“O exame já é feito na hora e o paciente já recebe o diagnóstico. Se houver algum problema, já é encaminhado para tratamento”, afirmou a médica.

Sobre a possibilidade de ex-fumantes recuperarem a saúde, a doutora Adriana destacou que a cada dia sem fumar há melhora nas condições respiratórias e na capacidade física. No entanto, para que o risco de doenças relacionadas ao tabagismo se iguale ao de um não fumante, são necessários cerca de 10 a 15 anos sem exposição ao cigarro.

“Para ser comparado a um não fumante, a pessoa precisa ficar uns 10 anos sem exposição ao cigarro”, explicou.

A médica também listou algumas das mais de 50 doenças relacionadas ao tabaco, incluindo enfisema pulmonar, câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, câncer de útero, além de riscos para gestantes e crianças, como maior incidência de abortos e doenças respiratórias.

Quanto aos métodos para parar de fumar, doutora Adriana ressaltou a importância da força de vontade e alertou que sintomas de abstinência, como ansiedade e irritação, podem dificultar o processo. Ela recomendou que quem não consegue parar sozinho procure atendimento especializado, que pode incluir medicações para aliviar esses sintomas.

“Se a pessoa faz uma tentativa sozinha e não consegue, deve procurar tratamento, pois existem medicações que auxiliam no processo”, orientou.

A médica também destacou o papel do apoio social para fortalecer o indivíduo na luta contra o vício.

A campanha realizada pela Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto ocorre das 8h às 14h, com todas as atividades gratuitas.

Dados globais sobre tabagismo

1,3 bilhão de fumantes no mundo; 4 milhões de mortes anuais relacionadas ao tabaco.

Campanha em Ribeirão Preto: Atividades preventivas na Praça 15 de Novembro, incluindo exames gratuitos de espirometria e exposição de peças anatômicas.

Recuperação da saúde após parar de fumar: Melhora progressiva a partir do primeiro dia; risco equiparado ao de não fumantes após 10 a 15 anos sem fumar.

Doenças relacionadas ao tabagismo: Mais de 50 doenças, incluindo câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, além de riscos para gestantes e crianças.

Informações adicionais

A força de vontade é fundamental para deixar o tabaco. Em casos de dificuldade, buscar atendimento especializado é recomendado, pois existem tratamentos que auxiliam na redução dos sintomas de abstinência e aumentam as chances de sucesso.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.