CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Diagnósticos de diabetes mellitus aumentam no Brasil

País é o sexto do mundo com mais casos da doença sendo o primeiro da América Latina; ouça o 'CBN Saúde' com Fernando Nobre
diabetes mellitus
País é o sexto do mundo com mais casos da doença sendo o primeiro da América Latina; ouça o 'CBN Saúde' com Fernando Nobre

País é o sexto do mundo com mais casos da doença sendo o primeiro da América Latina; ouça o ‘CBN Saúde’ com Fernando Nobre

Diabetes: um risco crescente no Brasil e no mundo

A prevalência de diabetes tem aumentado significativamente nos últimos anos, atingindo 537 milhões de adultos em todo o mundo em 2021, segundo a Federação Internacional de Diabetes. No Brasil, o número de pessoas com a doença chegou a 16,8 milhões em 2022, representando cerca de 7% da população adulta e colocando o país como o sexto com maior incidência global e o primeiro na América. As projeções indicam que em 2045, 23 milhões de brasileiros serão afetados.

Fatores de risco e complicações

O aumento da obesidade, da inatividade física e de hábitos alimentares inadequados contribuem para essa crescente prevalência. A doença impõe alto risco cardiovascular, aumentando a probabilidade de infarto, AVC, doenças renais, problemas de circulação periférica e cegueira. É crucial que sejam feitos esforços para prevenir o aparecimento do diabetes.

Mulheres e o risco cardiovascular

Estudos apontam que mulheres com diabetes apresentam maior risco de doenças cardiovasculares do que homens. Uma publicação da Associação Médica Americana sugere que isso se deve a uma maior prevalência da síndrome metabólica em mulheres, caracterizada por maior circunferência abdominal, aumento de triglicerídeos e açúcar no sangue. Essa maior vulnerabilidade reforça a importância de cuidados com a alimentação, manutenção do peso ideal e prática regular de exercícios físicos para as mulheres, ainda mais do que para os homens.

A prevenção do diabetes e o controle de seus fatores de risco são essenciais para a saúde cardiovascular, especialmente para as mulheres. Adotar um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada, atividade física regular e manutenção do peso ideal, é fundamental para reduzir a probabilidade de desenvolver a doença e suas graves complicações.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.