Clayton Guimarães comenta pesquisa do Sincovarp sobre expectativa dos empresários para essa data e dá dicas para os negócios
O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, Dias das Mães é uma boa, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers, a data movimentou cerca de 15 bilhões de reais no ano passado, enquanto a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil, estimou cerca de 40 bilhões em todo o varejo.
Para 2024, a 5Varpcdl projeta um aumento regional de 1,5% nas vendas, enquanto a Confederação Nacional do Comércio (CNC) indica um crescimento de 6,5% no índice de vendas para o período.
Importância do Dia das Mães para o varejo
O Dia das Mães é uma oportunidade significativa para empreendedores, que devem planejar suas estratégias para aproveitar o potencial da data. Produtos como flores, perfumes e cosméticos são os mais vendidos nessa época, mas pesquisas indicam que 30% das mães preferem receber experiências, como viagens ou momentos em família, como presente.
Leia também
Mães empreendedoras e a jornada dupla: O Brasil conta com cerca de 10,5 milhões de mulheres à frente de negócios, das quais 67% são mães, segundo o IBGE. Essas mulheres enfrentam a sobrecarga da dupla jornada, já que 84% delas acumulam as tarefas domésticas após o trabalho. Muitas conciliam o cuidado dos filhos com o trabalho, seja levando-os para o local de trabalho ou realizando home office.
Impacto social e familiar: Mais de 10,3 milhões de lares brasileiros são chefiados por mulheres, o que reforça a importância da presença materna na organização familiar. Entretanto, 61% das mães no país não têm a possibilidade de viajar ou reunir a família por questões socioeconômicas. Mesmo assim, a data é marcada pela valorização do afeto e da união familiar, beneficiando setores como supermercados, bares, restaurantes, hotéis e turismo.
Entenda melhor
O Dia das Mães movimenta diversos setores da economia e representa uma oportunidade para os empreendedores planejarem suas vendas. Além disso, destaca a importância social das mães, especialmente aquelas que lideram negócios e famílias, enfrentando desafios diários para conciliar trabalho e vida pessoal.