CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

‘Dieta do tipo sanguíneo’ é o tema da coluna desta semana

Ouça a coluna 'CBN Nutrição', com Maria Cristina Trovó
Dieta do tipo sanguíneo é
Ouça a coluna 'CBN Nutrição', com Maria Cristina Trovó

Ouça a coluna ‘CBN Nutrição’, com Maria Cristina Trovó

A dieta do tipo sanguíneo baseia-se na ideia de que determinados alimentos são indicados ou contraindicados conforme o tipo sanguíneo da pessoa, ‘Dieta do tipo sanguíneo’ é o tema da coluna desta semana, podendo causar benefícios ou intoxicação. A nutricionista Cristina Trouvon, colunista da CBN Ribeirão, explica que essa dieta divide os alimentos em três categorias para cada tipo sanguíneo: benéficos, neutros e nocivos.

Orientações para o tipo sanguíneo A

Para pessoas com tipo sanguíneo A, a dieta recomenda a redução do consumo de proteínas animais, sendo considerada próxima a uma dieta vegetariana. O consumo de carne e leite deve ser limitado, mas peixes como salmão, sardinha e anchovas são indicados. A dieta é rica em frutas e permite o consumo de glúten, proteína presente na farinha branca, que em outros tipos sanguíneos costuma ser restrito.

Recomendações para o tipo sanguíneo B: Indivíduos com sangue tipo B podem consumir leite, mas devem evitar frango e alimentos com glúten, como pão feito com farinha branca. No café da manhã, por exemplo, é sugerido substituir o pão por tapioca ou banana amassada, além de carboidratos como batata-doce. O consumo de peixes e frutos do mar é recomendado, porém com moderação para alguns tipos, como lagosta. Peixes como bacalhau, salmão e linguado são preferidos.

Características da dieta para o tipo sanguíneo AB: O tipo AB permite uma dieta mais variada, porém com restrição a alguns tipos de carne, preferindo peixes. Frutas como melancia, maçã, cereja, abacaxi e castanhas, especialmente nozes, são indicadas para esse grupo.

Desafios para o tipo sanguíneo O: O tipo sanguíneo O, o mais comum na população, apresenta maior dificuldade para seguir a dieta, pois embora possa consumir carnes, deve evitar lactose e glúten. Isso implica restrição ao consumo de farinha branca, leite e derivados. Além disso, o consumo de legumes e frutas deve ser seletivo, com algumas opções recomendadas, como alface, abóbora, acelga e brócolis, e outras desaconselhadas, como couve-flor, pepino, milho e lentilha.

Considerações gerais sobre a dieta do tipo sanguíneo

A dieta é considerada bastante restritiva, o que pode dificultar sua adesão e questiona-se se promove uma reeducação alimentar eficaz. A nutricionista destaca que, para a maioria da população, especialmente os do tipo sanguíneo O, a eliminação permanente de leite, derivados e glúten pode ser complicada. Além disso, a dieta foi criada por um americano e não leva em conta os hábitos alimentares brasileiros, o que limita sua aplicabilidade no país.

Informações adicionais

Para dúvidas, perguntas e sugestões sobre a dieta do tipo sanguíneo, os ouvintes podem entrar em contato com Cristina Trouvon pelo e-mail [email protected]. Na próxima semana, a nutricionista abordará orientações para a montagem de lancheiras escolares nutritivas, visando a saúde das crianças.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.