Ouça a coluna ‘CBN Saúde’, com Fernando Nobre
Uma dieta rica em magnésio pode reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas, diabetes e outros problemas de circulação, segundo um estudo chinês.
Magnésio e Saúde Cardiovascular
Pesquisadores analisaram 40 estudos (1999-2016) de nove países e descobriram que indivíduos com maior ingestão de magnésio (encontrado em folhas verdes, peixes, castanhas e grãos) apresentaram 10% menos chances de doenças cardíacas, 12% menos risco de AVC e 25% menos probabilidade de desenvolver diabetes, em comparação com aqueles com menor consumo.
O Papel do Magnésio no Organismo
O magnésio desempenha diversas funções vitais no organismo, incluindo a contração e relaxamento muscular, produção e transporte de energia e funcionamento de enzimas. Seu efeito relaxante muscular o qualifica como um tranquilizante natural.
Leia também
Recomendações e Cautela
Embora o estudo seja baseado em observações e não permita recomendações amplas, a inclusão de alimentos ricos em magnésio na dieta pode trazer benefícios à saúde. No entanto, é crucial manter hábitos de vida saudáveis e buscar acompanhamento médico regular. A pesquisa destaca a importância do magnésio, mas não substitui a necessidade de um estilo de vida equilibrado e cuidados profissionais.