Confira as peculiaridades da mesa do brasileiro com Cristina Trovó na coluna ‘CBN Nutrição’
O Brasil, com sua vasta extensão territorial e diversidade climática, apresenta uma rica variedade de alimentos típicos de cada região. Conversamos com a nutricionista Cristina Trovó para descobrir alguns destaques e suas preparações.
Alimentos da Região Centro-Oeste: O Milho Verde
Na região Centro-Oeste, o milho verde se destaca como um alimento altamente nutritivo, rico em carboidratos, proteínas e vitaminas A e do complexo B. Pode ser preparado de diversas formas, como cozido, na pamonha, ou assado no espeto, sem perder seus nutrientes, já que estes não são sensíveis ao calor como a vitamina C, que não está presente em grandes quantidades no milho.
Alimentos da Região Sudeste: O Abacate
Na região Sudeste, o abacate, especialmente no estado de São Paulo, grande produtor da fruta, merece destaque. Rico em gorduras monoinsaturadas (semelhantes às do azeite), fibras, beta-sitosterol e vitaminas A e do complexo B, o abacate proporciona saciedade e possui baixo índice glicêmico. Pode ser consumido em diversas preparações, como guacamole (ainda pouco explorado no Brasil), vitaminas, sorvetes (mesmo sem açúcar), saladas ou simplesmente como fruta.
Leia também
Alimentos das Regiões Norte e Nordeste: A Castanha do Pará
Nas regiões Norte e Nordeste, a castanha do Pará (também conhecida como castanha do Brasil) se destaca como um produto de exportação da Amazônia, altamente nutritivo e com propriedades antioxidantes e anti-envelhecimento, graças à riqueza em vitamina E, vitamina A e selênio. Recomenda-se o consumo diário, podendo ser consumida pura, em saladas, granolas, ou até mesmo em preparações quentes, como acompanhamento de peixes.
A diversidade alimentar brasileira é vasta e saborosa, oferecendo opções nutritivas e deliciosas em cada canto do país. A escolha por alimentos regionais contribui para uma alimentação mais equilibrada e sustentável, valorizando a cultura e a riqueza gastronômica do Brasil.