A digestão começa antes mesmo da primeira mordida. Estímulos como cheiro e aparência dos alimentos já ativam a produção de enzimas digestivas, iniciando um processo que se estende da boca ao intestino. Em coluna na CBN Ribeirão, a nutricionista Cristina Trovó explicou que a mastigação adequada é fundamental para garantir uma boa digestão e melhor absorção de nutrientes.
Segundo a especialista, o tempo de digestão varia de pessoa para pessoa e depende de fatores como idade, saúde intestinal, prática de atividade física, uso de medicamentos e até estresse. O tipo de alimento também interfere: carboidratos simples, como macarrão não integral, são digeridos mais rapidamente, enquanto proteínas, gorduras e fibras tornam o processo mais lento e aumentam a saciedade.
A nutricionista ainda destacou que dificuldades digestivas podem estar relacionadas à deficiência de enzimas específicas e que, em alguns casos, ajustes na alimentação ou suplementação podem ajudar. Quer entender como melhorar sua digestão e fazer escolhas mais adequadas, inclusive à noite? Ouça a íntegra da coluna CBN Nutrição.